terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL SÃO PREMIADOS NO PROJETO REDAÇÃO – FOLHA DIRIGIDA 2011

Parabéns a todos e todas, principalmente a nossa aluna, Natalia Gomes dos Santos do GEC COELHO NETO premiada.

06/12/2011 » Autor: Juliana Magalhães

Alunos da rede municipal foram premiados no concurso Projeto Redação – Folha Dirigida 2011, realizado nesta terça-feira (dia 06), no auditório do Jockey Club Brasileiro, no Centro. O projeto, realizado há 11 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, premiou dez redações de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Projeto Autonomia Carioca (Acelera 2 e Acelera 3) e do PEJA II. Os alunos do 1º ao 5º ano também participaram do projeto, criando desenhos para capa da coletânea entregue durante a premiação.
Como representante da Secretaria Municipal de Educação, o mestre em História da Ciência, José Luiz Goldfarb, falou sobre a importância do projeto em incentivar jovens a lerem e a escrevem cada vez mais. Ele ressaltou ainda que a premiação dos alunos da rede municipal marca um trabalho bem feito pela SME em 2011.

- A Secretaria Municipal de Educação está sempre inserida em premiações que promovam a produção literária. Como há uma série de incentivos à leitura e a escrita, durante todo o ano, é importante sentirmos numa premiação dessas, o resultado de todo um trabalho, para saber o nível de leitura e escrita desses jovens – afirmou Goldfarb.

Na cerimônia, um aluno de cada Coordenadoria Regional de Educação e o aluno autor do desenho da capa, receberam, além da coletânea do projeto, uma placa. O tema da redação proposta para o ano de 2011 foi “O livro que mais gostei”. Cada aluno inscrito no projeto contou com a orientação de um professor.

Para a gerente de Mídia da Secretaria Municipal de Educação, Simone Monteiro, premiar alunos que consigam trabalhar bem leitura e escrita é fundamental, porque os incentiva a querer escrever melhor.

- A importância desse tipo de ação está justamente no incentivo à escrita dos nossos alunos. A partir do momento, em que foi identificado o tema “O livro que mais gostei”, os alunos puderam aliar a leitura com a escrita espontânea. No final, tivemos um saldo muito positivo na rede municipal – concluiu Simone Monteiro.

No concurso, foram selecionadas 100 redações para comporem a coletânea de textos da Rede Municipal, que será entregue aos alunos no início de 2012. A avaliação do projeto foi feita por uma comissão formada nas unidades escolares, nas CREs e no Nível Central. O concurso está inserido no programa Rio, uma cidade de leitores, criado em 2009, pela Secretaria Municipal de Educação.

RIO, UMA CIDADE DE LEITORES

O concurso integra as ações do projeto Rio, uma cidade de leitores. Entre algumas das realizações estão: a Biblioteca do Professor, com a distribuição de livros de literatura para os professores da rede municipal; a Biblioteca da Primeira Infância, com salas de leitura específicas para crianças nos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), além da ampliação das salas de leitura em todas as escolas, onde voluntários e estagiários contratados pela Secretaria Municipal de Educação auxiliam os professores nas atividades.

LISTA DOS PREMIADOS NA CERIMÔNIA:

1º CRE (Escola Municipal Mario Claudio)
Aluna: Karina Amorim (6º ano)

2º CRE (Escola Municipal Reverendo Martin Luther King)
Aluna: Thainá França Martins (8º ano)

3º CRE (Escola Municipal Maranhão)
Aluna: Thainá Soares Nascimento (9º ano)

4º CRE (Escola Municipal Conde de Agrolongo)
Aluno: David da Silva Rodrigues (8º ano)

5º CRE (Escola Municipal Embaixador João Neves da Fontoura)
Aluna: Mayara Cristina Vieira da Silva (8º ano)

6º CRE (Escola Municipal Coelho Neto)
Aluna: Natalia Gomes dos Santos (8º ano)

7º CRE (Escola Municipal Pio X)
Aluna: Luiza Coelho Alves (6º ano)

8º CRE (Escola Municipal Jose Maria Bello)
Aluna: Evellyn Ponciano da Silva Azevedo (9º ano)

9º CRE (Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro)
Aluna: Ana Lúcia Ferreira dos Santos (8º ano)

10º CRE (Escola Municipal Aldebarã)
Aluno: Alexandre Duarte da Silva Júnior (9º ano)

Desenho vencedor para a capa:
5º CRE (Escola Municipal Francisco Sertório Portinho)
Aluno: Joilson Procópio Roberto Júnior (5º ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário