terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projetos promovem relação de afeto entre pais e escola

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
Projetos promovem relação de afeto entre pais e escola:

Sou professora de primeiro segmento e atuo como Coordenadora Pedagógica da escola de Educação Infantil Fernão Dias, situada no bairro de Marechal Hermes. Estou nesta escola há apenas um ano e logo que cheguei notei que o grupo de professores era bastante participativo e que havia, por parte de todos, uma grande preocupação em realizar um trabalho de qualidade.


Contudo, percebi também que havia pouca participação da comunidade nas ações escolares. Isso me incomodou, pois acredito que a participação da família na escola favorece bastante o desenvolvimento dos alunos, além de fortalecer os vínculos sociais, ajudar na formação de valores e reconhecer e valorizar a escola e os profissionais que nela atuam. Resolvi que o trabalho inicial seria voltado para a participação maior da família na escola.


Há por parte da direção de muitas escolas uma resistência em promover a presença dos familiares em suas dependências, pelo temor de que possam trazer críticas, ingerência e confusão de papéis. Por outro lado, os pais – envolvidos numa rotina intensa de trabalho – nem sempre estão prontos a marcar presença. Em nossa escola esse fator seria um problema, pois a maioria dos pais trabalha fora e alguns alunos chegam à escola em transporte escolar e são cuidadas por avós, tios ou vizinhos que acabam assumindo o papel dos pais junto à escola.


Para que pudéssemos implantar essas ações, foi necessário um trabalho de reflexão junto aos responsáveis, em que expusemos todas as nossas preocupações em relação ao pouco tempo que as famílias dispõem para estar com seus filhos e a qualidade desses momentos.


Aproveitamos as reuniões de responsáveis e iniciamos esse trabalho com uma mensagem de sensibilização “O nó do afeto”, que aborda o cotidiano de um pai que não dispõe de tempo para estar com seu filho, mas encontra uma forma de demonstrar sua atenção e carinho para com ele. Todos ficaram bastante emocionados! Aproveitei o momento para sugerir a criação de um banco de contadores de histórias, que seria uma forma de os pais participarem mais da vida escolar dos filhos e também demonstrar seu carinho por eles. A ideia foi lançada e aprovada com muito entusiasmo.


Junto aos profissionais da escola, elaboramos o projeto “Histórias todo dia, com prazer e alegria”, que objetiva uma maior aproximação entre pais e filhos, funcionando como detonador de uma relação mais próxima e afetuosa entre eles e, consequentemente, aproximando também pais e escola.


Esse projeto prevê duas etapas. A Hora da História, em que as crianças ouvem histórias contadas pela mãe, avó, madrinha ou algum membro próximo. Esse momento acontece semanalmente na Sala de Leitura da escola e é muito apreciado pelas crianças. A Ciranda de Histórias consiste no envio de livros infantis, para serem lidos pela família em casa. Os livros são enviados semanalmente, em sacolinhas contendo três títulos e mais um caderno de registros, onde as famílias deixarão depimentos, caso desejem, sobre como foi essa experiência.


De volta à escola, as crianças que levaram a sacolinha, recontam para os colegas a história ouvida em casa. E assim temos recebido lindos relatos de agradecimento. Pretendemos ampliar essa participação e estamos resgatando, nesse período, as brincadeiras antigas. Para isso, fizemos uma pesquisa junto aos responsáveis, perguntando do que brincavam quando eram crianças, quais os brinquedos preferidos etc. Também os convidamos para que viessem ensinar uma brincadeira para as crianças ou construir algum brinquedo com elas.


Ao contar para as crianças como brincavam, os responsáveis também explicaram que, no “tempo deles”, a cidade era mais tranquila e podiam brincar na rua ou nos grandes quintais que ainda havia nas casas. Contaram que brincavam de roda, pula-corda, amarelinha, queimado, carrinho de rolimã etc. E atribuíram ao desenvolvimento e à insegurança dos nossos dias o esquecimento dessas brincadeiras.


Os pais aprovaram com grande entusiasmo mais esse projeto e demonstraram interesse em participar. E esse é o nosso objetivo: conseguir que eles participem cada vez mais das atividades escolares, acompanhando bem de perto o desenvolvimento de seus filhos.


Santana Maria Paiva Carvalho


E.M. Fernão Dias


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário