quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011

http://badenpowell06.blogspot.com/
MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011:

Hoje foi o dia da formatura dos nossos alunos concluintes do 9º ano. Quando os vemos chegando  levamos um susto, e isso se repete todos os anos.Não são mais as crianças que aqui chegaram, são rapazes e moças feitos!
Eles chegam , nós os acolhemos, ensinamos a eles, aprendemos com eles, e gora lá se vão. Mas com certeza não serão “gauche na vida” como o poema de Drummond.
Fizemos o possível para que se tornassem pessoas de bem, demos conselhos, exemplos, conversamos e estamos os deixando irem, mas as lembranças que eles guardam vão com eles, e as nossas aqui, bem no escondidinho, com uma ponta de receio ficam guardadas, como se tivéssemos um reservatório para guardamos todas estas lembranças.
Daqui a alguns anos encontramos com algum dele, e ele nos diz: professora! Olha o susto, não me lembro do nome dele, mas aquele rostinho eu conheço!De qual escola será? De repente ele fala: professora eu sou o Joel, aquele que sentava na terceira fila lá na escola tal. Pronto foi o suficiente!Lembrei-me, ele não era lá essas coisas. Pergunto: O que você anda fazendo ele vai e me diz orgulhoso: sou gerente do banco tal! Pura felicidade deu certo, e eu também contribuí para isso! Valeu o esforço.
E assim vamos nós no nosso ofício de ensinar e de aprender, passando pela vida dos nossos jovens levando a eles, que estão tão desesperançados, a esperança de que ainda vale a pena ser correto, agir com lisura, ter um comportamento ilibado.
Enquanto estivermos por aqui, desempenhando o nosso ofício, ouviremos estes risos sem motivo aparente para nós, pediremos: Abaixe a blusa, escola não é lugar de umbigo de fora!Ela olha sem entender bem. Como? O que tem demais umbigo de fora! É assim mesmo que acontece, estamos precisamos explicar o óbvio, para nós, mas algo totalmente sem nexo para eles.

                                               À Direção, os Professores e Funcionários
__________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário