quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Monet: O TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE – LuDiasBH

http://www.almacarioca.net/
Monet: O TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE – LuDiasBH:

 



monet07a


A tela de Monet Terraço em Sainte-Adresse (1867) apresenta um cenário tipicamente burguês e é considerada uma obra-prima de sua fase juvenil. Embora à época, houvesse grande tensão entre o pintor e seu pai, Monet retrata-o na cena.


Monet retrata a sua família no terraço da casa de sua tia Marie-Jeanne, situada em frente ao mar, em Sainte-Adresse. As figuras representadas no quadro como modelos são:


1- A tia Marie-Jeanne, sentada, segurando uma sombrinha branca que tapa a cabeça.


2- O pai, Adolphe, assentado à direita da tia, com o olhar direcionado para o mar ao fundo.


3- A prima, Jeanne-Marguerite, e um jovem que conversa com ela.


No primeiro plano do quadro, encontra-se o jardim, assim como a balaustrada e os mastros com suas bandeiras.


No terraço, existem duas cadeiras desocupadas, embora afastadas uma da outra, que pertencem ao casal que se encontra de pé.


O pintor, pela primeira vez, utiliza o efeito colorido das sombras e cores contrastantes entre si, como o vermelho e o verde.


Embora à época, Monet se encontrasse numa situação nada comum, não tendo ainda se casado com Camille, mas já pai de uma criança, o que ocasionava um sério atrito com o pai, o seu quadro burguês atem-se às convenções sociais, pois o casal namora sob o olhar observador de seus pais, mantendo certa distância entre os dois.


Pelas sombras das pessoas, plantas e objetos vistas no terraço e as sombrinhas abertas, percebe-se que é um dia de sol, embora esse não seja vislumbrado. Enquanto o tremular das bandeiras e a direção tomada pela fumaça que sobe das embarcações, assim como as águas encrespadas do mar, indicam que também há vento.


O pintor, amante das flores, e que trabalharia com elas até seus últimos dias de vida, retrata-as aqui com uma grande riqueza. É possível distinguir trepadeiras com suas flores vermelhas, diferentemente dos gerânios e papoulas com a mesma cor. Existem ainda a brancura das camomilas, flores alaranjadas, assim como uma enorme variação de tons de verde, presentes nas folhas e na grama.


Fontes de Pesquisa:


Claude Monet/ Coleção Folha


Grandes Mestres da Pintura/ Editora Abril


Monet/ Editora Taschen


Monet/ Editora Girassol

Nenhum comentário:

Postar um comentário