quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Acolhimento dos alunos

http://educadoradevanguarda.blogspot.com/
Acolhimento dos alunos:
Planejar o acolhimento dos alunos


    Dentre os vários assuntos a serem tratados nos dias de planejamento, reserve um momento para planejar o acolhimento dos alunos, afinal esta é uma ação inicial importante e que envolve todos da escola.


    Como já foi citado nos artigos sobre  Educação Infantil, melhor será a adaptação do aluno se o acolhimento for bem planejado. Então, não esqueçam de pensar sobre:


  • A faixa etária que será atendida (utilize a planilha de dados informativos da escola acima citada)

  • Quantos dias serão destinados ao período de acolhimento?

  • Quando cada turma iniciará?

  • Qual o período de permanência dos alunos em cada dia?

  • Como os pais serão informados?

  • Como e em que momento será a participação das famílias ou de quem cuida do aluno?

  • E o mais importante: quais atividades serão planejadas para cada dia

  

  O acolhimento é uma ação que envolve todos os que trabalham na unidade educacional. É necessário que todos participem deste planejamento e que cada segmento tenha definido como será sua atuação.




Retomar as práticas de acolher que já realizam é importante. O desafio é ampliar para qualificar a prática. Pensando sempre em como podemos fazer melhor em benefício dos alunos e de todos.


O papel do coordenador pedagógico é fundamental além de  organizar a pauta e os encontros  será o articulador das ideias trazidas pelos professores ajudando a dar encaminhamento às ações. Ele deve se antecipar junto com o diretor elencando as várias possibilidades de organização de horários e de atividades diante dos recursos materiais da escola para que  possa contribuir com sugestões plausíveis  não correndo o risco de ficar divagando no mundo das possibilidades. Diante dos recursos humanos, materiais, estruturais... o que pode ser planejado para acolher os alunos?


Sabemos que não é uma tarefa fácil até mesmo porque o número de crianças atendidas numa escola de Ensino Fundamental é muito maior que na Educação Infantil, mas, não podemos nos refutar a esse compromisso. A lida diária no ambiente escolar tem consumido muita energia dos educadores. Acolher não é só importante porque fará bem aos alunos, mas porque ajudará a melhorar a relação escola-alunos-comunidade e evitará desgastes maiores no futuro.
Não joguemos como no “cabo de guerra” onde ganha a equipe que puxar mais forte por seu lado. Na educação só vamos conseguir reverter essa situação se todos puxarem para o mesmo lado: para uma escola Democrática e de Aprendência.
Juntos somos mais fortes!!!
É importante enquanto gestores que pensemos na educação como um corpo que se completa em seus segmentos. Educadores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental precisam enxergar, reconhecer e valorizar a importância desta unidade. A educação não lida com pedaços de pessoas, mas, sim com pessoas na sua totalidade.


 Por isso faça seu projeto, participe ao conselho de escola, peça ajuda ao supervisor da sua unidade educacional para que dúvidas e parcerias sejam estabelecidas.
Professor, se sua escola ainda precisa pensar melhor sobre esse assunto, apresente essas idéias à sua equipe gestora.


Ficaremos felizes e honradas em saber que alguma escola pensou no acolhimento. Qualquer mudança para melhor atender os alunos será um avanço.
Sucesso!!!!!
  
Fonte: http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário