quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A valorização do trabalho pedagógico nas creches

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
A valorização do trabalho pedagógico nas creches:

Sou Professora de Língua Portuguesa e atuo como gestora da Creche Municipal Zilka Salaberry, segmento Educação Infantil. Venho relatar uma experiência que vivo na creche em que sou gestora.


Ao assumir a direção da unidade, percebi a necessidade de formar nos pais a conscientização da valorização do trabalho pedagógico desenvolvido na creche, que era vista apenas como lugar de “cuidar”.


Observei que, ao fazer exposição dos trabalhos pedagógicos, os responsáveis passavam sem dar atenção e se dirigiam às salas para buscar seus filhos. Não olhavam para a exposição porque não valorizavam o pedagógico.


Buscando inovar e interagir com a comunidade, criei as culminâncias bimestrais para a comunidade escolar. Passamos a desenvolver os projetos pedagógicos com temas trabalhados durante um ou dois meses e, na última sexta-feira do bimestre, apresentamos a culminância comunitária, em que todas as turmas participam por meio de danças, brinquedos cantados, dramatizações, exposição dos trabalhos feitos pelas crianças e DVD mostrando os momentos das atividades.


No início, deu muito trabalho. Nos primeiras culminâncias, ao abrir o portão para os responsáveis, tive que ficar na porta de entrada e conversar com cada um, solicitando que fossem apreciar os trabalhinhos expostos e procurassem identificar a produção de seus filhos. Só depois, então, deveriam busca-los nas salas de aula. Foi um trabalho de médio prazo, pois o resultado desejado só foi atingido no final de 2010. Cada culminância foi inovada no ano de 2011, mas introduzimos uma forma diferente de fazê-la.


Hoje percebo a diferença no comportamento dos pais: quando marco a culminância, eles recebem na agenda o convite e logo me perguntam: “A culminância é amanhã, não é?” E quando abro o portão, não entram mais afoitos para pegar as crianças. Apreciam a exposição dos trabalhos, procuram identificar qual foi produzido por seus filhos e quando não o encontram, vêm me perguntar: “Dona Cátia, cadê o trabalho do meu filho?” Eles ainda assistem às apresentações, participam e aplaudem. É sempre um sucesso!


Cátia Cristina Braga Gomes


Diretora – Creche Municipal Zilka Salaberry

Nenhum comentário:

Postar um comentário