segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Assistência Social empossa dez novos Conselheiros Tutelares

Eles trabalharão nos recém inaugurados conselhos tutelares de Bonsucesso e Coelho Neto

16/01/2012

O Prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, participaram na tarde de hoje, dia 16, da posse de 10 conselheiros tutelares que trabalharão nos novos Conselhos Tutelares de Bonsucesso e Coelho Neto, na Zona Norte da cidade. Na abertura da cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, o prefeito anunciou aos presentes um projeto para o aumento do “jeton” mensal de todos os conselheiros tutelares da cidade do Rio de Janeiro.

- Já está assinado e será encaminhado para a Câmara dos Vereadores um termo que eleva a Direção e Assessoramento (D.A.S.) dos conselheiros tutelares da cidade do Rio de sete para nove. Além disso, vamos continuar ampliando o número de Conselhos Tutelares e investindo na infraestrutura daqueles já existentes – afirmou o prefeito.

O secretário Rodrigo Bethlem ressaltou que a abertura de dois novos Conselhos Tutelares demonstra que a garantia dos direitos da criança e do adolescente é uma das prioridades de sua gestão na SMAS.

- Me incomoda demais ver uma criança ou adolescente mal trapilho, desnutrido e doente nas ruas. Vamos arregaçar as mangas e continuar trabalhando firme. O Rio tem dado o exemplo no enfrentamento ao crack. Sempre penso no que faria se fosse um filho meu nessa situação. Eu posso ir até lá e pagar para interná-lo, mas a maioria não tem essa condição. Saímos da inércia com o objetivo de salvar vidas – disse Bethlem.

Com a inauguração dos Conselhos Tutelares de Bonsucesso e Coelho Neto, o Rio de Janeiro passa a contar com um total de 12 unidades em toda a cidade.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cada Conselho Tutelar é constituído por cinco conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos. Esses conselheiros são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas como discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

Confira abaixo a localização dos dois novos Conselho Tutelares:

Conselho Tutelar de Bonsucesso – Rua da Regeneração, 654
Conselho Tutelar de Coelho Neto – Avenida Brasil, s/nº, no CIEP Antônio Cândeia Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário