sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Em 2012- Inteligências múltiplas – socializando o seu EU

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Em 2012- Inteligências múltiplas – socializando o seu EU: O ano de 2012 mal começou e já estamos preocupados em como ele poderá ser prazeroso - Pelo menos, pedagogicamente falando!


O texto trata de como a mídia e as tecnologias da informação e da comunicação se transformaram em grandes mediadores na sociedade atual. Mas, nem toda a população está plenamente preparada para lidar com a grande quantidade de informações que circulam na nova realidade. Pois essa informação, compilada em “conteúdo” a serem trânsitos pelo sistema educacional não manteve o ritmo com as expectativas da sociedade e as necessidades para o mundo em rápida mutação do século XXI. Assim procuraremos responder a seguinte pergunta:
“Ambiente de trabalho cooperativo e colaborativo: como criar um foco de aprendizagem individualizada nesse contexto?”
Introdução
A fim de ter sucesso no processo educativo neste século XXI as escolas devem se preparar para terem um corpo docente  que deverão ser aprendizes ao longo da vida.
A educação para esse século é um desafio que exige uma mudança pedagógica para transmitir um corpo de conhecimento que não pode mais ser ensinado como era: decorar fatos, locais e nomes, por exemplo. É preciso compreender porque se deu o fato, suas causa, consequências, acertos e erros. Assim, elaborar uma forma de tornar situações semelhantes às já passadas em acertos e sucessos.
Com base na Psicologia Cognitiva, o professor pode determinar todas as habilidades necessárias para liderar até o comportamento desejado e fazer os alunos aprenderem, todos eles, para se tornarem alunos ao longo da vida. 
A partir da divisão das tarefas e responsabilidades até sua apresentação final.
Avanços em tecnologia educacional contribuíram e apoiaram este movimento para a abordagem cognitiva. Com diversos softwares e a internet de fundo que auxilia na criação de um ambiente multimídia para aprendizagem colaborativa.
A aprendizagem pela descoberta é uma abordagem através da qual os alunos interagem com seu meio ambiente explorando e manipulando objetos, discutindo entre seus pares e realizando seus próprios experimentos até a chegada de um consenso ou acerto. A ideia é que os alunos são mais propensos a lembrarem-se dos conceitos que descobrem por conta própria. 
Os professores descobriram que a aprendizagem pela descoberta é a mais bem sucedida quando os alunos têm conhecimento prévio e são estimulados a partirem para algumas experiências estruturadas. Isto é, experiências previamente planejadas pelos seus “tutores” (professores).
A tecnologia moderna pode agora fornecer um ambiente virtual para os alunos explorarem e fazerem seus experimentos de forma coordenada e previamente estabelecida, com estímulos e desafios para, não encontrarem facilmente as respostas, mas perceberem que depois de tentativas, sempre replicadas, chegarão ao sucesso. Esse tipo de ambiente é encontrado na EDUCOPÉDIA.
Esse tipo de mentalidade, aberta, inovadora, dará aos alunos a oportunidade de compartilhar uma ampla variedade de tipos de inteligência aumenta sua confiança e crença em si mesmos, como aprendizes inteligente e competente, que não importa o que a tarefa que eles serão capazes de aprender a fazê-lo.
Assim, os professores, ajudando-os a desenvolverem as habilidades necessárias para se tornarem alunos ao longo da vida vai requere dos mesmos, isto é dos profissionais da educação envolvidos, uma abordagem diferente para o ensino e a aprendizagem. 
Os métodos de ensino usados até recentemente como a transmissão e recepção do conteúdo, embora ainda eficaz para algumas habilidades, está dando lugar a uma abordagem mais cooperativa. Esta abordagem, com uso das novas tecnologias, que envolve os alunos e os estimula a trabalharem juntos em direção a objetivos comuns. Os atuam professores servindo como “especialista”', e “facilitadores” da aprendizagem, em determinados momentos  e, às vezes, simplesmente saindo do caminho (“humildade pedagógica”) e deixando os alunos descobrirem as coisas por si mesmos. 
Qual é o papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação neste movimento? A resposta está em: “o quanto, eu – educador- estou disponível para ousar e me apropriar na mesma”!
A plataforma ou “foco” priorizado estará apoiando as escolhas que os professores fazem a cada passo do caminho: fornecendo o ambiente, o conteúdo, a experiência, e o lugar para os alunos “juntarem tudo” para partilhar com outros estudantes, e com o mundo.

Angela dos Santos Araújo
Professora da Rede Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro
Educopedista – Designer de Objetos de Aprendizagem

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