sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O uso da Internet como uma extensão da leitura para os jovens

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
Parabéns!!
O uso da Internet como uma extensão da leitura para os jovens:

Sou professora de Sala de Leitura do Ginásio Experimental Carioca Von Martius, 9ª CRE, Campo Grande e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Educadora desde 1984, há mais de 25 anos iniciei minha carreira na Escola IPEG, da 10ª CRE, como professor II, alfabetizando crianças. Mais tarde, em 1986, através de um concurso da prefeitura do Rio, passei para minha 2ª matrícula, desta vez como professor I de Matemática, na 9ª CRE, em Campo Grande.


Com o nascimento do meu 1º filho, e por motivos pessoais, tive que pedir exoneração de minha 1ª matrícula, dando aulas apenas de Matemática para o 2º segmento. Em 1999, quando nasceu meu 3º filho, consegui ficar novamente com duas matrículas, dando aulas de Matemática.


Em minhas aulas sempre me preocupei com a escrita e a interpretação da leitura. Na solução dos problemas matemáticos o raciocínio lógico só aparece depois da interpretação. Este cuidado constante abriu espaço para que, junto aos cursos de Informática Educativa, eu me tornasse professora de Sala de Leitura. Isso mesmo, uma professora de Matemática na Sala de Leitura! Aconteceu logo depois, do nascimento do meu 4º filho, em 2001. Com minha licença maternidade fiz alguns cursos de Informática e fiquei responsável pela Sala de Leitura e pelo Laboratório de Informática da Escola Municipal Von Martius. Imaginem! Ainda não existia a Educopédia…


Continuava com duas matrículas, uma na Sala de Leitura e outra nas aulas de Matemática. Mas ainda faltava alguma coisa! Com o nascimento do meu 5º filho fui convidada para atuar na Sala de Leitura da 2ª matrícula, três anos depois.


Em 2010, minha 1ª escola foi convidada para um projeto especial chamado Ginásio Experimental Carioca. E quando tive a certeza de que poderia trabalhar na Sala de Leitura, com horário integral, com oficinas de incentivo à leitura, no Laboratório de Informática e Internet, não pensei duas vezes… Fiquei. E no início do ano letivo de 2011, já atuando na Sala de Leitura do GEC Von Martius, participei de um processo seletivo, de uma plataforma educativa chamada Educopédia. Consegui ingressar em maio de 2011, trabalhando na família de Grandes Obras da Literatura. Virei uma Educopedista.


Nossa escola sempre foi muito pequena quanto ao espaço físico, mas com professores de corações enormes, sempre prontos a apoiar qualquer projeto criativo e empolgante. Então, mesmo funcionando provisoriamente, na mesma sala do Laboratório de Informática, a Sala de Leitura conquistou “novos espaços”: o corredor, as escadas, a sombra das árvores etc.


No 2º semestre montei minha eletiva. Divulguei os temas das aulas de Grandes Obras. Muitas vezes sem Internet local, colocava em um pendrive a apresentação e mostrava em sala de aula. Falava com os alunos sobre um título novo e mostrava o livro nas prateleiras. Em minha eletiva “Leitura na Tela e no Papel”, montei um blog e criei um grupo de alunos chamados “promoters” da leitura. Acredito no uso da Internet como uma extensão da leitura para os jovens. Consegui elevar o número de empréstimos do acervo escolar.


Gosto de superar desafios e a mim mesma, de tal maneira que me comprometo e me engajo no que mais me realiza: ser mãe, esposa e professora, em horário integral.


Maria Cristina Neves


Ginásio Experimental Carioca Von Martius

Nenhum comentário:

Postar um comentário