segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

6 dicas sobre memória e aprendizado #educação

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6 dicas sobre memória e aprendizado #educação:


A memória forma parte dos processos fundamentais que compõe a função cognitiva: perceber, lembrar, pensar e julgar. Como integrante do processo cognitivo, a memória parece ter uma relação direta com as conquistas intelectuais. Conforme a capacidade intelectual aumenta, a memória tende a melhorar. Além disso, ela promove o aprendizado, que por sua vez está ligado ao desenvolvimento intelectual. No entanto, uma boa memória não significa necessariamente grande capacidade intelectual, visto que é apenas parte do processo cognitivo.


Mas, afinal, como funciona a memória? 


A memória pode ser tida como um sistema de diferentes estruturas de armazenamento pelas quais flui a informação. As informações são registradas e codificadas como esquema, imagem ou conceito, transferidas da memória de curta duração para a de longa duração. A chamada memória de curta duração serve para facilitar as lembranças e são esquecidas tão logo deixam de ter significado imediato. Já a memória de longa duração, registra as informações por dias, meses e anos, dificilmente sendo apagada, tanto no nível consciente quanto no inconsciente.


Muito mais há para se falar a respeito da formação desse conjunto de lembranças, úteis ou não, necessárias, imediatas ou duradouras, mas a curiosidade que sempre se manifesta é sobre como podemos agir em favor da memória, melhorando-a, certo?!


O esquecimento é muito comum porque nossa mente processa informações continuamente e descarta o que considera ser pouca importância. Algumas técnicas podem ser aplicadas para alterar esse quadro:



  1. Identifique as situações em que sua memória falha e faça um esforço especial para se concentrar nestas situações, como na memorização de números telefônicos, leitura de livros ou estudando para a matéria de uma prova. Não será possível recordar algo a não ser que se tenha dado atenção àquilo;

  2. Tente não se valer única e exclusivamente de diários e agendas, forçando reter informações na memória. Alguns especialistas dizem que a capacidade de memória das crianças na pré-escola é superior a do adulto, já que elas não possuem recursos para registrar os fatos a fim de não esquecê-los;

  3. Procure estabelecer padrões pelos quais você possa se recordar de coisas diferentes ou estabelecer relações entre seus elementos significantes;

  4. Repita palavras que necessitem ser lembradas, formando rimas ou dando ritmo a elas, como mantras. (Lembrem das músicas pré-vestibular sucesso em cursinhos);

  5.  Diga o que precisa ser lembrado em voz alta ou comente com alguém. Isso é um exercício da memória auditiva e muito válido;

  6. Visualize objetos e situações que você pretende rememorar. Por exemplo, imagine o nome de uma pessoa escrito no papel ou num muro. Este recurso é um exercício da memória visual e costuma ajudar e muito.



O conteúdo deste post foi baseado no livro  ”Como estimular a inteligência do seu filho”, Seleções Reader´s Digest .



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