terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FORMAÇÂO DE MEDIADORES DE LEITURA

fonte:Blog EducAdão
Programa MAIS LEITURA
A UFRJ, em parceria com MEC, oferece, em 2012.1 e 2012.2, dois cursos de extensão para a formação de mediadores de leitura.
Público Alvo:
Professores das redes públicas de ensino em exercício, em turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga horária: 90 horas cada curso
Local Faculdade de Educação
UFRJ - Campus Praia Vermelha.
Avenida Pasteur, nº 250.
Urca, Zonal Sul, Rio de Jnaeiro.
Dia e horário: Sábados alternados
Das 9h às 17 h
Inscrições abertas –
de 13/02 a 29/02
Solicitar e preencher Ficha de Inscrição pelo email: mediadores.de.leitura.2012@gmail.com
Enviar a ficha, o currículo vitae e documento comprobatório de professor da rede pública e aguardar confirmação da matrícula.
Resultados:
Dia 05/03/2012 pelo site da Faculdade de educação da UFRJ
http://www.educacao.ufrj.br/
CURSO 1
A promoção da leitura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fu,ndamental: literatura infantil, mediações e acervos
Coordenação : Prof. Dra Patrícia Corsino
Ementa do curso
Concepções de infância, leitura e literatura infantil. Leitura literária e outras leituras. Literatura oral. Breve histórico da literatura para a infância no Ocidente e no Brasil. A produção atual de literatura infantil: vida e obra de alguns autores. Qualidade da literatura infantil: linguagem literária, pertinência temática, ilustração e projeto gráfico. Escolarização da literatura e letramento literário. Espaços de livro e leitura na escola. Composição, organização e disponibilização de acervos na escola.
Nº vagas:
2012.1- 35
2012.2- 35
CURSO 2
Linguagem e Cultura Escrita: Alfabetização, Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica
Coordenação :
Prof. Dra Ludmila Thomé de Andrade
Ementa do curso
Concepções de linguagem. A sociologia da leitura infantil no mundo contemporâneo. Interação aluno/professor. Professor como um mediador (colaborador) de interlocuções em sala de aula. Alfabetização, letramento e oralidade. Cultura escrita e práticas escolares de ensino de leitura e de escrita. Elementos lingüístico-textuais de textos produzidos por crianças. Gêneros discursivos próprios à oralidade, leitura e escrita em contextos escolares. Planejamento de atividades para o ensino de alfabetização, leitura e escrita.
Nº vagas:
2012.1- 35
2012.2- 35

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