quinta-feira, 8 de março de 2012

EDUCOPÉDIA

 http://adaoblogado.blogspot.com/
EDUCOPÉDIA:

EDUCOPÉDIA

            Anossa plataforma já está em sua terceira versão. Em pesquisas internas, no fimdo ano passado, detectamos melhorias nas notas, na disciplina, na motivação eno interesse dos alunos, apesar de sabermos que ainda temos problemas com ainfraestrutura e na formação continuada de professores. Nesse ano, já começamosa distribuir os “Kits Educopédia” (projetores, caixas de som, quadros,microfones) para as salas de 1º a 5º anos. Seleções para novos educopedistasdevem acontecer ainda no primeiro semestre do ano. Há grande receptividade paraas aulas digitais de maneira geral, para o “Pé de Vento” (o curso dealfabetização da Educopédia) e para outros cursos extras, como o “GrandesObras” (curso com aulas de literatura).
            Durantea semana de capacitação, tivemos oficinas para professores, mas, infelizmente,oferecemos poucas vagas para uma grande demanda. Várias CREs e até mesmoalgumas escolas organizaram suas próprias oficinas. Para que todos osprofessores e gestores se sintam completamente à vontade com a utilização daplataforma, estamos disponibilizando oficinas que podem acontecer nas própriasescolas. As direções interessadas em ter oficinas nas suas unidades devemenviar um email para educopedia@rioeduca.net, com o assunto SOLICITAÇÃO DE OFICINA DAEDUCOPÉDIA e informando a data e a hora que desejam que a oficina aconteça. Asoficinas duram três horas e o ideal é que a maioria dos professores estejapresente.


           
Queremosuma rede de alunos e professores leitores, mas também escritores e autores, desuas vidas e de livros. Por isso, a EDUCOTECA, a biblioteca turbinada da Educopédia,chega em algumas semanas, e nós poderemos fazer experiências com livrosinterativos, transmídia e coautoria. No segundo semestre deveremos pilotar oEDUCOMUNDO, uma grande gincana entre times de escolas que misturará atividadesvirtuais e presenciais.

RIOEDUCA

            OPortal Rioeduca vem mostrando ações de excelência de várias escolas em todas asCREs, divulgando e dando destaque à inteligência da ponta. A cada dia é maior onúmero de acessos de professores e gestores ao portal para troca de informaçõese para utilização de seus emails. Em 2011, tivemos o primeiro webinário(seminário na web) com a participação da especialista Andréa Ramal e teremosvários outros em 2012. Nos próximos dias, o Portal divulgará um concurso deilustrações em que alunos e professores poderão participar e competir poriPads. Em agosto, teremos a segunda versão do Troféu Rioeduca, que premiará,mais uma vez, os melhores blogs e projetos de unidades e de educadores.

ESCOLA3.0

            Atéo fim de 2012 teremos implementado um novo sistema em todas as unidadesescolares. Os objetivos do novo sistema “Escola 3.0” são: 1) Melhorar ainteligência coletiva da Secretaria; e 2) Auxiliar a comunidade escolar pormeio da integração de dados e da criação de ferramentas e processos pedagógicos,de comunicação e administrativos mais ágeis, modernos e intuitivos. O Escola3.0 englobará a Educopédia, o Rioeduca e o Sistema de Gestão Acadêmica - SGA,que chega para substituir o SCA. O SGA permitirá o gerenciamento centralizadodas atividades acadêmicas das escolas, como matrícula dos alunos, formação deturmas, movimentações, controle de notas e frequências, e planejamento deaulas, de qualquer computador conectado à internet e em tempo real.Planejamentos e diários eletrônicos poderão ser acessados e utilizados de formarápida e fácil.

TRANSFORMAÇÃO3.0

Nãobasta sermos a rede mais inovadora do país se não temos a certeza de que todosos participantes estão conseguindo se apropriar das novas ferramentastecnológicas para melhorar sua prática pedagógica e para personalizar oprocesso de aprendizagem de acordo com os estilos e as necessidades de cadaaluno. É nesse contexto que ofereceremos o Transformação 3.0, um curso deformação continuada direcionado a todos os integrantes da rede e para que ninguémmais possa sentir medo, vergonha ou receio de utilizar computadores, tablets,internet, Educopédia, Rioeduca, Sistema Escola 3.0, redes sociais, etc... Cadaunidade escolherá o seu embaixador e as aulas poderão ser presenciais, naprópria escola, ou a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário