quinta-feira, 8 de março de 2012

ESCLARECIMENTOS - Sobre o atendimento na CF Epitácio Soares Reis

 http://smsdc-cfepitaciosoaresreis.blogspot.com/
Sobre o atendimento na CF Epitácio Soares Reis:
No dia de ontem (06/03) foi publicada uma matéria com vídeo feito aqui na Clínica da Família Epitácio Soares Reis em que foi dito que não havia médico na unidade de saúde.

Esta informação não é verdadeira.

A Clínica da Família tem 05 equipes de Saúde da Família e existem atualmente 6 médicos que trabalham na unidade, 3 deles trabalham 4 dias por semana e os outros 3 que trabalham 2 dias por semana. Todos os dias existem médicos trabalhando na unidade. Nesta terça feira  3 médicos estavam realizando atendimentos.
O atendimento da Clínica da Família é feito para pacientes que moram na área de abrangência com acompanhamento no domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde e, em caso de necessidade, por médicos e enfermeiros. Os ACS fazem um diagnóstico dos problemas de saúde da área para que sejam priorizados os moradores que mais necessitam. O cadastro do ACS é a garantia de que os moradores da área sejam atendidos.
Para este cadastro o ACS vai até a casa da família, conversa com os moradores e pergunta sobre a saúde das pessoas que moram lá. O cadastro é feito no domicílio, para a certificação de que as pessoas moram no endereço informado. No caso de necessidade de atendimento mais rápida, é feito um cadastro temporário na unidade e o atendimento feito no mesmo dia. O cadastro é completado na casa do paciente em uma visita domiciliar pelo ACS.
A reportagem mostrou uma conversa em vídeo de uma ACS com um suposto morador da área, que não soube sequer dizer o número da casa onde ele morava, o que gerou desconfiança por parte da ACS que preferiu realizar o cadastro no suposto domicílio. Isto aconteceu porque a pessoa que procurou a unidade não relatou necessidade urgente de atendimento.
O trabalho da Clínica da Família é voltado para o conhecimento das necessidades de saúde da população. Estamos trabalhando para que a população adscrita seja bem atendida e que possa melhorar a sua qualidade de vida.

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