quinta-feira, 29 de março de 2012

Há, sim, uma revolução na qualidade do ensino público da cidade

 http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
Depoimento da ProfªJéssica Bretas - Ginásio Experimental Carioca Bolívar
Há, sim, uma revolução na qualidade do ensino público da cidade:
Sou professora de História e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente sou professora polivalente de Humanidades (História, Língua Portuguesa e Geografia) no Ginásio Experimental Carioca Bolívar.
Ingressei no magistério municipal no ano de 2009, recém-saída da Universidade. E não demorei a perceber que muito do que eu havia estudado durante a licenciatura seria colocado à prova diante da realidade que me cercava. Trabalhando em diferentes escolas, logo notei a carência de um objetivo comum, um norteador que conduzisse o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Percebi que, na maior parte do tempo, os alunos eram meros expectadores de um “espetáculo” produzido pelo professor, mas nem sempre o compreendiam. Eram condicionados e muitas vezes estimulados a ser meros copistas e memorizadores de conteúdos que em nada se relacionavam com sua realidade e necessidade. É… Os estereótipos atribuídos à educação pública aos poucos iam sendo confirmados pela experiência, o que era bastante frustrante.
Em meados de 2010 recebi da minha diretora um edital referente a um projeto inovador, a Educopédia. Ela, é claro, já havia percebido minha inclinação ao uso das mídias em sala de aula. Assim, sem muitas informações e pretensões, fui incluída em um projeto que, embora eu ainda não soubesse, mudaria o rumo da minha carreira no magistério.
Aprendi então que existe sim, na educação pública do município do Rio de Janeiro, pessoas que pensam em romper com o tradicional e, ao invés de ensinar conteúdos, ensinam a ser, a fazer, a conhecer e a conviver. Reconhecem que seus alunos têm algo a oferecer e, no lugar de apenas apresentar a eles o conhecimento, utilizam o que eles sabem para construir o saber. E mais: aprendem junto! Vi uma Secretaria de Educação que tenta, EXPERIMENTA e reinventa, sempre focando a qualidade do ensino e visando formar jovens autônomos e conscientes de seu lugar na sociedade.
Profª. Jessica Bretas
Ginásio Experimental Carioca Bolívar

Nenhum comentário:

Postar um comentário