quinta-feira, 29 de março de 2012

Políticas de inclusão levam pessoas com deficiência às escolas e universidades

Políticas de inclusão levam pessoas com deficiência às escolas e universidades:
MEC investe em inclusãoBrasília, 28/03/2012 - Até 2014, o Ministério da Educação deve completar a instalação em todos os municípios brasileiros de salas com recursos multifuncionais, espaços com material pedagógico e de acessibilidade para atendimento a estudantes pessoas com diversos tipos de deficiência. A previsão é de que no final de 2012, 42 mil escolas terão pelo menos uma sala com recursos multifuncionais.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população nacional são de pessoas com deficiência. Mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Dominó e memória tátil, lupa eletrônica, calculadora sonora e programas computacionais adaptados estão entre os mais de 30 itens que compõem as salas.
Outra ação do MEC é a distribuição de ônibus escolares acessíveis para que crianças não deixem de ir à escola por problemas de acessibilidade.  "Vamos começar a buscá-las em casa, com a distribuição de 2,6 mil ônibus", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em evento semana passada em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, no Congresso Nacional.
Outra ação será a reserva de 150 mil vagas para qualificação profissional de pessoas com deficiência, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.
De acordo com os dados do Censo da Educação Superior do MEC, de 2009, há 465 estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas. Desse total, 62 estão em instituições federais.
"As pessoas com deficiência tem direito à educação e os sistemas de educação têm de oferecer condições para que elas venham para a escola e tenham acesso aos recursos de tecnologia assistida, garantindo igualdade de aprendizagem", disse Martinha Clarete Dutra, diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
Ouça discurso do ministro Aloizio Mercadante e entrevista com a diretora Martinha Clarete Dutra sobre a inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino.

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