domingo, 25 de março de 2012

Mulheres da Paz começam a visitar comunidades nesta quarta-feira



Ao longo dos próximos 12 meses, líderes comunitárias atuarão nos sete Territórios da Paz, determinados pelo Ministério da Justiça

20/03/2012

A prevenção ao uso de crack e identificação de situações de vulnerabilidade social nas comunidades do Rio de Janeiro, sobretudo de adolescentes e jovens com idades entre 15 e 24 anos ganha, a partir desta quarta-feira, dia 21, o reforço de 1.250 beneficiárias do Projeto Mulheres da Paz. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), levará a campo mulheres de 44 comunidades capacitadas para atuar como lideranças comunitárias e multiplicadoras dos objetivos do Projeto, além de contribuir na identificação e acompanhamento de 2.500 jovens que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, de penas alternativas, dentre outras situações.

Ao longo dos próximos 12 meses, as Mulheres da Paz atuarão nos sete Territórios da Paz, determinados pelo Ministério da Justiça, de acordo com os índices de violência contra mulheres e jovens. Nas regiões de Acari, Cidade de Deus, Penha, Santa Cruz/Reta João XXIII, Santa Marta, Senador Camará e Vila Kenedy.

Durante a intervenção em suas comunidades, estas mulheres realizarão a identificação de situações de vulnerabilidade, promovendo o encaminhamento dos casos às Equipes Técnicas das Estações Cidadania do Projeto Mulheres da Paz, que realizarão as articulações necessárias com os CRAS, CREAS e rede socioassistencial de cada região.

Todas as participantes do projeto têm idade acima dos 18 anos, renda familiar até dois salários mínimos, pertencem às comunidades de intervenção do Projeto, cursaram, no mínimo até a 4ª série do ensino fundamental e disponibilizam 12 horas semanais para participar das atividades previstas. Durante a capacitação, elas participaram do curso de formação cidadã, que abordou temas referentes à ética, direitos humanos, direitos das mulheres, mediação de conflitos e cidadania. As Mulheres da Paz receberam um kit de identificação (composto por blusas, bonés e bolsa), bem como serão beneficiadas com uma bolsa mensal no valor de R$ 190, durante o período do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário