segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia Nacional da Mulher reforça necessidade da prevenção

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dia Nacional da Mulher reforça necessidade da prevenção:

Foto: Corbis Images
Comemora-se hoje o Dia Nacional da Mulher. Por isso, o Ministério da Saúde reforça o ac o câncer de mama e o de colo de útero. O primeiro é o que mais mata as mulheres: foram mais de 12 mil mortes em 2009. Para 2012, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. A estimativa para o segundo é que 17 mil novos casos sejam registrados neste ano.
O câncer de mama pode ser detectado através da mamografia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o exame seja feito, a partir dos 50 até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. Para mulheres mais jovens, a melhor forma de detectar a doença é com a realização do exame clínico de mama, com investigação profunda de qualquer sintoma suspeito. Se a mulher apresentar histórico de câncer de mama na família, como mãe ou irmã que já sofreram da doença, a atenção deve ser ainda maior.
A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, lembra da importância de uma alimentação saudável como forma de prevenção. “Para evitar o câncer de mama, o mais importante é ter uma alimentação saudável e fazer o autoexame de mama. É preciso ter uma alimentação com muita verdura e legumes, verduras verde-escuras, em geral. Outro alimento importante é a soja. As mulheres asiáticas usam muita soja na alimentação e já é comprovado que elas têm menos câncer de mama. A amamentação também é um fator protetor”, detalha.
O câncer de colo de útero pode ser evitado apenas com a realização do Papanicolau. O exame deve ser feito aos 25 anos e repetido no ano seguinte. Caso os dois exames apresentem resultado satisfatório, a mulher pode passar a realizá-lo uma vez a cada 3 anos. Esther Vilela reforça que além dos exames periódicos, é necessário ficar atenta ao uso do preservativo durante as relações sexuais. “A primeira iniciativa é o uso do preservativo. É a coisa mais importante para a mulher se cuidar porque evita que entre em contato com o vírus HPV. O fumo e o álcool também estão associados a esse tipo de câncer. Além disso, caso a mulher veja e sinta algo fora do comum, como um corrimento diferente, dor, é importante que procure um ginecologista”, explica.
A área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde é responsável pelas ações de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, assistência ao climatério, assistência às mulheres negras e população LGBT.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário