terça-feira, 29 de maio de 2012

Especialista explica como evitar mau hálito

 http://www.blog.saude.gov.br/
Especialista explica como evitar mau hálito:

Foto: Corbis Images
Além de constrangedor, o mau hálito pode ser sinal de má higiene ou mesmo alguma doença. O dentista do Hospital Federal de Ipanema, vinculado ao Ministério da Saúde, Luciano Teles conta quais são as causas do mau hálito. “Existem as causas básicas que são, por exemplo, má higiene bucal, que pode resultar em gengivite e periodontite, ou seja, inflamação da gengiva, quando a gengiva fica avermelhada. Ele pode ser causado por outras alterações como, por exemplo, no estômago, no esôfago. Há também relação com a má higiene oral, por exemplo, como a má escovação dentária, que deixa resto alimentar. Fora isso tem a saborra lingual que é aquela camada de resto alimentar que vai se formando sob a língua. Isso gera mau hálito também.”
O dentista explica como deve ser o tratamento.”Em relação às cáries: é preciso escovar a língua no sentido de posterior para anterior, ou seja, de trás para frente; usar fio dental entre os dentes porque o fio dental remove a sujeira que a escova não alcança; usar um enxaguatório, desses que a gente faz bochecho depois da escovação é sempre bom. Se não puder usar nas três escovações diárias, pelo menos na primeira e na última. Se for alguma doença gástrica, ou ainda outras doenças, como diabetes, pode se procurar o tratamento específico para essas doenças.”
O dentista Luciano Teles dá ainda outras duas dicas para evitar o mau hálito: beber muito água para manter a boca umedecida e o corpo hidratado e não ficar muitas horas sem comer.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário