terça-feira, 22 de maio de 2012

Fatores externos causam desconforto nos olhos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Fatores externos causam desconforto nos olhos:

Foto: Felix Wirth/Corbis
Ler em ambientes pouco iluminados e ficar horas na frente do computador são hábitos que trazem desconforto e atrapalham a atenção, mas é um mito pensar que eles são os causadores de problemas oftalmológicos. A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo são os problemas de visão mais comuns entre pessoas de todas as idades. Em regra, quem os possui herdou geneticamente. Por serem desvios no formato do olho, não há como retardá-los ou evitá-los, apenas corrigir com o uso de óculos ou lentes de contato.
“Todas as doenças relacionadas a grau tem componentes anatômicos. Se, por exemplo, você tem três graus de miopia, os teria mesmo se não fizesse nenhum esforço visual. É como o tamanho do seu nariz ou do seu braço.”, esclarece o Dr. Júlio Sousa, chefe do serviço de oftalmologia do Hospital Federal do Andaraí (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde.
O diagnóstico em alguns casos pode ser feito ainda na infância, na fase pré-escolar. “Um detalhe importante é que a criança pode ter grau em um olho só. Ela vai desenvolver um olho normalmente, mas no outro ela enxerga pouco.”, esclarece o oftalmologista. “Se isso não for diagnosticado até no máximo cinco ou seis anos, esse olho não vai desenvolver corretamente.”, acrescenta.
A cirurgia para correção do grau está mais para uma questão estética do que uma solução. Em alguns casos nem é recomendada. “Há risco de o problema voltar ou da pessoa desenvolver outro. Ou seja, corrigir a miopia e a pessoa ficar hipermetrope. Por isso os exames pré-operatórios são muito importantes”, alerta Dr. Júlio.
Identificando as diferenças - Entre a miopia e a hipermetropia, a diferença está na focalização. Quando a pessoa enxerga mal objetos próximos é hipermetrope, quando a visão é desfocada em objetos longes ela é míope. Já o astigmatismo é o formato irregular na córnea, e todos os objetos, tanto longe quanto perto, ficam distorcidos. Em torno dos 40 anos algumas pessoas, sobretudo hipermetropes, podem desenvolver a presbiopia ou “vista cansada”, e ter dificuldades para enxergar de perto.
Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário