quarta-feira, 23 de maio de 2012

FIQUE LIGADO - Acidente vascular cerebral pode ser evitado com atividades físicas regulares

 http://www.blog.saude.gov.br/
Acidente vascular cerebral pode ser evitado com atividades físicas regulares:

Foto: Corbis Images
Médicos confirmam que os exercícios físicos regulares reduzem risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Atividades como natação e dança melhoram a circulação do sangue e do oxigênio. O AVC é a terceira causa de morte no mundo. Daniel Madureira, de 27 anos, teve um AVC há dez anos.
Ele não fazia atividades físicas e hoje recomenda como prevenção. “Depois que passou um tempo, uns quatro, seis meses, aí ele me aconselhou a voltar aos poucos a fazer atividades físicas por causa da circulação do sangue, que ativa a circulação sanguínea e isso é bom para as veias. Aí eu entrei para academia, faço academia até para prevenir, porque pode reincidir. Quem teve um pode ter outros”.
A chefe da neurologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, Clinete Lacativa, confirma que atividade física previne o AVC e explica quais são os principais sinais da pessoa que sofreu com acidente vascular cerebral. “Você pede para a pessoa sorrir, se a pessoa entorta a boca então isso aí pode ser um sinal. Pede para ela elevar os dois braços, se um braço cai isso é outro sinal ou então pede para repetir uma frase, para ver senão tem dificuldade de fala”.
Clinete Lacativa lembra que o fumo, a pressão alta, o colesterol elevado, a obesidade e a falta de exercícios físicos aumentam as chances de a pessoa ter um AVC.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário