quarta-feira, 23 de maio de 2012

LEGAL!!!!SemanaOtimismo que Transforma 2012

 http://www.elfinha.com/
SemanaOtimismo que Transforma 2012:
Estamos no meio da Semana do Otimismo que Transforma! Esse ano é a quinta edição, que para quem não sabe como funciona é assim: durante essa semana todo produto da marca Coca-Cola Brasil que for vendido gera uma doação para o projeto de reciclagem do Instituto Cola-Cola Brasil. No ano passado foram doados 5,5 milhões de reais, e esse ano a meta é que esse valor aumente!

Para comemorar essa semana, na segunda-feira fui com outros Blogueiros participantes do Projeto Viva Positivamente, vivenciar mais essa história da reciclagem, e ver como tudo funciona. Pela manhã nos encontramos com o Tião Santos, protagonista do documentário Lixo Extraordinário de Vik Muniz, e também presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho.
O Tião é uma pessoa incrível e admirável… ficamos em torno de 2h batendo papo com ele, e só paramos porque ele já tinha compromisso marcado, caso contrário teríamos ficado ali a tarde inteira, conhecendo mais sobre a história dele, sabendo como funciona o Lixão de Gramacho, a diferença que faz ter uma associação de catadores etc.

Na parte da tarde partimos para a Cidade de Deus, para conhecer o grupo artesanal Criando Arte, que é um dos grupos que faz parte do Projeto Asta+Coletivo Coca-Cola.
Quem deu início ao grupo foi a Lea, ela e sua família usam o artesanato para preencher a vida com muito mais arte. Os trabalhos feitos por eles utiliza a técnica do PET trançado para produzir bolsas, sacolas, jogos americanos e muitas outras coisas… ou seja, reciclam o que para você é lixo e transformam em lindas peças que voltam ao mercado!

“Com a parceria do Coletivo Coca-Cola e da Rede Asta, quero expandir meu grupo e poder ajudar mais pessoas na comunidade”, planeja Lea.
Todo o trabalho é feito em um terraço, na casa da própria Lea. Eles compram PET em bom estado, utilizam um cortador que o marido da Lea desenvolveu para cortar as tiras do PET, lavam, colocam para secar, depois lixam para poder começar a fazer o trabalho. Para colorir as tiras eles usam lápis cera.


Eu fiquei encantada com o trabalho da Criando Arte! Amei as clutches, os cachepot, vasos para plantas… E junto com a Asta e o Coletivo Coca-Cola esse grupo, e outros que também tem o apoio dessas empresas, só tendem a crescer, ficarem mais conhecidos e divulgar o trabalho lindo que fazem reciclando materiais!
E você não deixe de participar da Semana Otimismo que Transforma, e vá conheça melhor o Asta+Coletivo Coca-Cola visitando o Site: http://www.asta.org.br/coletivo-coca-cola.html. Lá tem peças artesanais lindas e todas podem ser compradas pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário