terça-feira, 8 de maio de 2012

FIQUE SABENDO - Entenda o tique nervoso

Entenda o tique nervoso:

Foto: Sven Hagolani/Corbis Images
Os tiques nervosos são movimentos rápidos, repetitivos e que a pessoa faz sem perceber. Os mais típicos são piscar os olhos, fazer caretas, trincar os dentes, estalar a língua ou gritar. É um problema que muitas vezes causa constrangimento. Os tiques podem aparecer a partir dos cinco anos de idade e chegar até a fase adulta. São simples, transitórios ou complexos.
A chefe da Clinica de psiquiatria do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, Angeli Chaves Martins, comenta como a doença interfere no comportamento da criança ou adolescente. “As crianças e os adolescentes podem desenvolver depressão, aí sim reativo. Porque é um drama na vida deles. Os adolescentes muitas vezes não querem mais ir à escola. Principalmente adolescentes que têm os tiques mais severos, eles não se socializam, porque eles são muito zoados na escola pelo grupo de amigos”.
Segundo Angeli, o estresse agrava o tique nervoso. “Sempre serão as condições de estresse, ansiedade, muita preocupação, cansaço. Esses pioram a presença dos tiques. Então, por exemplo, uma casa que a criança tem tiques e é uma casa muito disfuncional, uma família muito turbulenta, com muitas brigas isso tende a manter os tiques em alta”.
A psiquiatra diz quais são os tratamentos para a doença. “Orientação aos pais, orientação à criança sobre a doença que é muito importante, orientação à escola. São os tratamentos multidisciplinares. Normalmente é usada a terapia cognitiva comportamental porque ela tenta desfazer os sintomas. E o medicamento quando eles são muito severos”.
Segundo a psiquiatra, 70% dos casos de tiques adquiridos na infância somem com o tempo.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário