terça-feira, 8 de maio de 2012

FIQUE SABENDO - Hábitos familiares ajudam na reeducação alimentar de crianças com diabetes

Hábitos familiares ajudam na reeducação alimentar de crianças com diabetes:

Fonte: the food passionates/Corbis
Até recentemente os médicos acreditavam que as crianças podiam apresentar somente o diabetes tipo 1. Mas, com o aumento da obesidade e do sedentarismo elas tem desenvolvido mais cedo o diabetes tipo 2. “Causado pela produção de quantidades inadequadas de insulina, o diabetes pode ser autoimune, chamado tipo 1, ou adquirido, o tipo 2”, explica a endocrinologista pediátrica, do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, Ana Paula Neves Bordallo.
O aumento da incidência de diabetes tipo 2 entre crianças, de acordo com a médica, ocorreu por causa da epidemia de obesidade infantil, que aumenta a resistência à insulina. Ela explica que os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas do diabetes. “Conforme aumenta a glicemia no sangue, a criança fica com muita sede, tem vontade de urinar muitas vezes ao dia, a fome aumenta e ela costuma emagrecer muito”, pontua. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e urina, que detectam a taxa de glicose no organismo.
A especialista afirma que o diabetes pode atrapalhar o crescimento das crianças, devido ao descontrole metabólico. “O que vemos na prática é que essas crianças diabéticas pioram na adolescência devido aos hormônios. Isto ocorre porque os hormônios dessa fase naturalmente aumentam a resistência a insulina. O tratamento, então, deve ser ajustado. Mas, seguindo corretamente, dá para controlar”, conclui.
Hábitos familiares - A confirmação do diabetes na criança impacta na vida de toda a família. “A criança não é obesa porque ela quer, é graças aos hábitos da família. Todos devem passar por uma reeducação alimentar, inclusive os adultos. Não adianta nada a criança ter uma alimentação saudável e o pai tomar refrigerante”, observa Ana Paula. “Tem que melhorar a qualidade da alimentação, comer frutas, verduras, legumes, proteínas magras. E evitar frituras, refrigerantes, fast food e açúcares em excesso”, acrescenta.
A médica ressalta a importância do papel das escolas na oferta de lanches saudáveis nas cantinas e em campanhas educativas. “O enfoque principal é a prevenção, tanto dentro de casa e como nas escolas. É uma batalha ganha em conjunto”, diz. Ela frisa que a prática de exercícios e a adoção de dieta balanceada são medidas que não só ajudam a controlar como podem impedir o estabelecimento do diabetes tipo 2 tanto na infância como também na idade adulta.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário