quinta-feira, 17 de maio de 2012

A mobilização das escolas em torno da Sustentabilidade VivaPositivamente educação

 http://blogdati.com/
A mobilização das escolas em torno da Sustentabilidade VivaPositivamente  educação:
Naquelas paradinhas em frente à gôndola de revistas do supermercado, esta semana me deparei com a capa da Revista Nova Escola, publicação da editora Abril e que traz excelentes artigos e referências ao processo educacional no Brasil. Acompanho sempre pelo site oficial e costumo compartilhar nas redes sociais o que tenho visto de bom, especialmente sobre temas relacionados à pré-escola e educação infantil, meu foco atual. No entanto, nesta edição de maio/2012 li uma matéria com experiências práticas de cinco escolas brasileiras que implementaram iniciativas relacionadas ao tema “sustentabilidade”, o tão falado assunto do momento e seus resultados me pareceram bons demais p/ ficar apenas como uma simples leitura.
As cinco escolas apresentadas na reportagem de Beatriz Santomauro  exemplificam a diversidade das formas de tratamento do assunto sustentabilidade colocando em prática iniciativas relacionadas ao cuidado com crianças de creche e pré-escola, à solução de conflitos, ao uso negociado do espaço físico, ao combate ao desperdício de merenda escolar e à redução das contas de energia elétrica. Projetos peculiares, mas que resultaram em mudanças comportamentais com reflexos econômicos, sociais e culturais.
Iniciativas como estas são sinônimo de engajamento social e preocupação com o inter-relacionamento das crianças que vivem protegidas pelo universo escolar, mas são expostas aos reflexos e a enorme demanda de conteúdo e informação da sociedade como um todo e parece-me muito criterioso por parte das escolas, que haja um “plano” de atuação a fim de aproximar as pautas do momento da realidade doméstica e social de cada criança, cada família.
Se hoje os especialistas indicam que não há um movimento único de desenvolvimento, levando-se em conta aspectos distintos como a diversidade cultural, a ética e as políticas de longo prazo, culminando com a mudança de atitude do cidadão/consumidor, nada mais indicado do que a incorporação dessa conduta por parte da comunidade escolar, não é mesmo?
Fica a dica de leitura e reflexão!
* Por sugestão do conteúdo desta edição, caso tenha tempo, teste o perfil da sua escola no quesito sustentabilidade. É rápido e criativo. Siga este link*

Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário