quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROGRAMA - PIC - PRIMEIRA INFÂNCIA COMPLETA

Sr. Coordenador de CRE
Sr. Assessor de Integração
Sr. Diretor de Instituição com PIC
Ao NSEC


            Para o encontro do próximo sábado, dia 05 de maio,  os diferentes cronogramas do PIC estarão atuando, Solicitamos atenção de todos os envolvidos para que possam seguir a data determinada para sua instituição.
            Desta forma, as participantes do cronograma A estarão dinamizando o tema "Com Saúde na Creche", e as participantes do cronograma B e C  estarão dinamizando o tema "Parabéns para você! Desenvolvimento Infantil".
  •             Em relação ao cronograma A reforçamos a necessidade de um trabalho intersetorial, através do NSEC ( Núcleo de saúde na escola e na creche) da sua  Coordenadoria. Procure verificar a possibilidade de dinamização por um profissional da área da Saúde.Caso isso não seja possível, aqui vão algumas sugestões:  reforce a parceria família-instituição, tornando este mais um momento de acolhimento para os responsáveis. Pensar no momento da chegada das crianças à instituição é fundamental. Tente explorar os sentimentos de todos: profissionais, responsáveis e crianças.  Em especial, alerte para condições de saúde que dificultam o dia da criança na instituição, como febre, catapora, problemas de pele. É preciso ser delicado ao tratar destas questões, e um bom caminho é pensar na perspectiva  da sua criança, e os desconfortos que ela pode sentir, e a do outro, que pode ser colocado em risco de contaminações. O foco é buscar uma reflexão junto aos familiares sobre a saúde das crianças e os limites das instituições para lidar com algumas situações. Não se trata de proibições, mas de reforçar acordos. Aproveite para referenciar a unidade de saúde da sua região- Estratégia de Saúde da Família, Centro Municipal de Saúde, Clínica da Família ou outros.

  • Em relação aos cronogramas B e C, cujo tema é dinamizado pela Educação, vale resgatar as memórias de cada responsável em relação ao nascimento do seu filho até a idade atual. Lembrar as primeiras conquistas, e focar alguns marcadores temporais importantes, conforme citado no texto. Uma boa opção é criar linhas do tempo e associar estas conquistas a ações que podem ampliar o desenvolvimento das crianças. É preciso deixar claro que o desenvolvimento varia muito de acordo com as experiências que a criança vivencia, e portanto, não vale comparar com intuito de classificar os mais ou os menos desenvolvidos. Estimule a família ter atenção ao desenvolvimento das crianças , e a pensar em alternativas para ampliar aquilo que as crianças já apresentam, assim como buscar novidades para incentivar a criança. É possível neste dia  fazer uma atividade conjunta - trazer as crianças para perto de seus pais, oferecer brinquedos e incentivar e ajudar aos responsáveis a observar, entender e oferecer brincadeiras que estimulem o desenvolvimento.

        Estas são sugestões que, temos certeza, serão ampliadas e ressignificadas por cada instituição de acordo com suas necesisidades.
        Em anexo, enviamos mais uma vez os cronogramas completos, em virtude da primeira versão conter algumas datas equivocadas. Também enviamos os textos referentes aos encontros citados.
        Atenciosamente,

Gerência de Educação Infantil

Os arquivos seguiram por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário