segunda-feira, 11 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Alimentação errada pode ser a causa sensação de cansaço e sonolência

 http://www.blog.saude.gov.br/
Alimentação errada pode ser a causa sensação de cansaço e sonolência:

Foto: Jamie Grill Photography/Tetra Images/Corbis
O cansaço e a sonolência durante o dia podem ser sinais de que a alimentação da pessoa está errada. Muita fritura, carne vermelha, muito açúcar e doces e poucas frutas, legumes e verduras podem provocar sono e cansaço. Esses alimentos podem tirar a disposição da pessoa para trabalhar e estudar.
O professor William Campos conta que até os 44 anos se alimentava mal, com poucas verduras e legumes. Por causa disso, hoje ele tem diabetes. “Aqueles sanduíches, milk shake entendeu. A gente comendo rápido, acabei ficando com diabetes. Não me cuidei, agora que estou me cuidando com uma dieta mais balanceada, evitando refeições noturnas. Eu comia tarde e ia dormir entendeu, faltou cuidado mesmo, agora estou bem melhor”.
A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes do Ministério da Saúde, Maria Valéria Nascimento Fontoura, alerta que a alimentação incorreta pode ocasionar problemas sérios no funcionamento do organismo. ”Essa alimentação rica em açúcar em gordura prejudicando o funcionamento intestinal. Com esse funcionamento intestinal já prejudicado nós temos um sistema imunológico que não vai funcionar perfeitamente, não está protegendo adequadamente das doenças. A tireoide ela fica sem nutriente para funcionar e produzir o hormônio adequadamente que muitas vezes controla também esse metabolismo da fadiga, do cansaço, da sonolência muitas vezes do excesso de peso, daquele controle do peso. Então a gente vai chegar até aquelas doenças instaladas”.
A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, Maria Valéria Nascimento Fontoura, fala ainda que alimentação rica em gordura, açúcar e sal podem levar a pessoa a ter diabetes, hipertensão e infarto. Uma dica da nutricionista é levar comida de casa para o trabalho, ou seja, a boa e velha marmita. Para ela a comida feita em casa tem mais qualidade e permite que a pessoa seja mais criativa na hora de fazer o prato. Maria Valéria recomenda também que a pessoa faça atividades físicas, além de alimentar bem.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário