segunda-feira, 11 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Conheça mais sobre diverticulite e saiba como evitar o problema

 http://www.blog.saude.gov.br/
Conheça mais sobre diverticulite e saiba como evitar o problema:

Foto: Roger Harris / Corbis Image
A diverticulite, doença que matou o presidente Tancredo Neves na década de 80, é uma inflamação que afeta os divertículos, pequenas bolsas que podem aparecer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum no intestino grosso, também conhecido como cólon.
De acordo com a médica do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde, Mariene Liberal, a doença aparece geralmente em pessoas com mais de 50 anos. Segundo ela, existem algumas explicações que podem favorecer o aparecimento da diverticulite. “Na verdade isso se forma por uma fragilidade pela camada muscular do cólon, com a idade, e talvez isso esteja relacionado ao pouco consumo de fibras pelas pessoas.”
Por isso, a melhor forma de prevenir a diverticulite é comer alimentos ricos em fibras, beber bastante água e evitar produtos que contenham grande quantidade de gordura e açúcar. Mas caso o problema apareça, o tratamento é simples e feito com antibioticos, contanto que o diagnóstico seja feito rapidamente.
A jornalista Rosane Garcia, de 54 anos, conseguiu eliminar a doença porque procurou logo o médico. ”Eu senti um mal estar, dor no abdômen, e aquela dor aumentou ao longo do dia, e ai no inicio da noite eu fui ao Hospital. Chegando lá eu fiz um teste e o médico constatou que eu estava com diverticulite. Como era bem inicial, uma coisa que só estava dando um desconforto muito grande, ele me passou uns antibióticos que eu tomei por 30 dias e aí correu tudo bem, não tive mais nenhum problema.”
Os sintomas mais comuns de diverticulite são dor na barriga, diarreia e febre. Quem perceber esses sinais deve procurar o médico imediatamente.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário