segunda-feira, 30 de julho de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 28 de julho a 03 de agosto

 http://elosdasaude.wordpress.com/
 
PREVENÇÃO DE HEPATITES VIRAIS
Sábado, 28 de julho, é Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Integrando a campanha brasileira, que tem o tema “As hepatites podem estar onde você menos espera”, o concurso Arte, prevenção e hepatites para tatuadores e manicures premiará pinturas de unhas e desenhos de tatuagens que abordem a prevenção das hepatites. Interessados têm até 20 de setembro para inscrever seus trabalhos. As obras inscritas devem focar: a prevenção às hepatites B e C por meio de medidas de higiene e segurança no ambiente de trabalho; o incentivo ao uso de preservativo; os testes para as hepatites B e C; a prevenção da transmissão vertical, exames e tratamento durante o pré-natal, para que a hepatite B não passe da mãe para o bebê. As obras selecionadas serão utilizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para a criação de materiais e campanhas visando à promoção de práticas seguras e de prevenção em relação às hepatites B e C. Os vencedores também receberão prêmios em dinheiro e um equipamento de autoclave para esterilização dos instrumentos de trabalho. Confira o edital do concurso.
 
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Acontece esta semana, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o V Encontro Nacional de Educação Popular em Saúde (V ENEPS). A abertura do evento é nesta terça-feira, 31 de julho, às 18h, na Capela Ecumênica da UERJ. Mais cedo, a concha acústica da instituição recebe o encerramento do segundo encontro da Universidade Popular de Arte, Ciências e Cultura, de 9h às 17h. A programação do V ENEPS segue até 03 de agosto, sexta-feira, com  mesas de debates, atividades culturais, minicursos e oficinas. Confira a programação do V ENEPS.
 
Prêmio Abdias do Nascimento
Jornalistas de todo o Brasil têm até terça-feira, 31 de julho, para inscrever reportagens sobre temas relacionados à população negra no Prêmio de Jornalismo Abdias Nascimento. O prêmio distribuirá R$ 35 mil para os vencedores de sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e a Categoria Especial de Gênero, conforme regulamento. Serão aceitos trabalhos de emissoras brasileiras de televisão ou rádio, de mídia impressa, de internet e de mídia alternativa ou comunitária que tenham sido publicados ou veiculados entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012. As inscrições devem ser feitas pelos próprios autores através do site www.premioabdiasnascimento.org.br. Mais informações: premioabdiasnascimento@gmail.com
 
A PRÁTICA DE PROFISSIONAIS NA FAVELA
As estratégias de atuação no contexto da favela, em especial com jovens que atuam no tráfico de drogas e em outras redes de trabalho ilícito, estão em debate nesta quinta-feira, 02 de agosto, de 9h30 às 16h, em workshop promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, na Tijuca (Rua Delgado de Carvalho 53).  Com o tema “A Prática de Profissionais na Favela. Desafios, Dilemas e Potencialidades no trabalho com jovens inseridos em atividades ilícitas”, o encontro abordará três eixos temáticos: “O trabalho na favela”; “Os processos de entrada e saída de jovens do tráfico de drogas no varejo. As reais dimensões deste universo e as fases que o compõem”; e “Profissionais em ação: olhares sobre o fenômeno e a intervenção direta”. A atividade é coordenada pela psicóloga Andrea Rodriguez, que desenvolve estudos sobre as alternativas ao trabalho de jovens no tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário