segunda-feira, 30 de julho de 2012

ATENÇÃO - Ministro Padilha participa de ação para imunizar população contra hepatites virais

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ministro Padilha participa de ação para imunizar população contra hepatites virais:

Ministro Padilha realizando o teste rápido de Hepatite C. Foto: Erasmo Salomão – Ascom/MS
Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, lembrado neste sábado (28), o Ministério da Saúde e o Governo do Distrito Federal promoveram uma ação para imunizar e prevenir a população contra hepatites virais. A estimativa é que 600 jovens de 0 a 29 anos tomem a vacina até o final da tarde contra a hepatite B e mil pessoas realizem o teste rápido para diagnosticar a hepatite C. Todas elas passam por uma triagem, na qual assistem, primeiramente, à uma palestra sobre hepatites, depois realizam o teste rápido e, por fim, são vacinadas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no evento e vacinou algumas pessoas, além de também ter realizado o teste rápido. “As hepatites B e C são doenças silenciosas. Então estamos realizando esta campanha para romper o silêncio delas. Em menos de 5 minutos, com apenas um furinho no dedo, a pessoa sabe se está infectada com a Hepatite C ou não. Esse diagnóstico precoce é muito importante, porque os sintomas podem demorar a aparecer e isso pode evitar a transmissão para outras pessoas”, explicou.
Padilha lembra que quem tem o resultado do teste positivo precisa procurar tratamento o mais rápido possível e que dois novos medicamentos contra hepatite C serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas quem tem o teste negativo precisa continuar se prevenindo, fazendo sexo seguro, evitando contato com sangue e não compartilhando alicate de unha e lâmina de barbear, por exemplo”, alerta. Serão disponibilizados 2,3 milhões de unidades do teste rápido de diagnóstico das hepatites B e C no SUS, para serem distribuídos em um ano (de agosto de 2012 até agosto de 2013), conforme a demanda dos estados.
“Convidamos estados e municípios a se engajarem para a ampliação da testagem, uma importante ação para o diagnóstico precoce das doenças, num estágio em que as chances de cura são altas”, reforçou o ministro. No ano passado, foram distribuídos 30 mil testes rápidos. E só no primeiro semestre deste ano, mais de 400 mil testes rápidos foram disponibilizados. Equipes de saúde estão sendo treinadas para essa nova tecnologia e ações educativas divulgadas.
  • Veja a galeria de fotos do evento:
Com relação à hepatite B, ele destaca que o SUS disponibiliza vacina contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde desde 1998 e também tem tratamento. O paciente que toma essa vacina também fica imunizado contra a hepatite D. Uma das prioridades do Ministério da Saúde, para 2012, é ampliar o acesso à vacinação com a inclusão de públicos prioritários, como gestantes, manicures, tatuadores, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens. A ideia é imunizar 95% do público prioritário até 2015.
  • Assista ao vídeo no qual o ministro Padilha fala sobre o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Um comentário:

  1. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir