sexta-feira, 20 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Conheça mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Conheça mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão:

Foto: Mike Kemp/Rubberball/Corbis
Ler em ambiente pouco iluminado faz mal à vista? Não se deve dormir com lentes de contato? A miopia pode voltar depois da cirurgia corretiva? Para esclarecer mitos e verdades sobre a visão, o chefe de Oftalmologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Mizael Augusto Pinto, mostra quais hábitos e costumes podem prejudicar a saúde dos olhos.
Cenoura faz bem para a visão?
Meia verdade. Indiretamente faz bem, porque é fonte de vitamina A e E. Qualquer alimento que tenham estes componentes fazem bem.
Ler em ambientes escuros piora a visão?
Mito. A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar.
Televisão e computador pioram a visão?
Mito. Não prejudicam a visão, mas provocam um cansaço visual temporário quando utilizados por muito tempo seguido.
Não se deve dormir de lentes de contato?
Verdade. A lente é hidrofílica, ou seja, ela absorve água. Dormindo não há estímulo para a produção de lágrima porque não piscamos, logo os olhos ficam ressecados.
Existem exercícios para reduzir a miopia?
Mito. Não existem nem exercícios, nem óculos. A miopia é um erro de visão ocasionado pelo tamanho do globo ocular, que, por ser maior, forma a imagem antes da retina. Logo, não existe exercício para diminuir o tamanho do globo ocular.
Óculos escuros comprados em locais com procedência duvidosa fazem mal à visão?
Verdade. Como a qualidade das lentes não é boa, pode haver distorção das imagens. Além disso, como as lentes escuras provocam a dilatação das pupilas para adaptá-las a menor quantidade de luz, os olhos ficam vulneráveis às radiações do sol.
A miopia pode voltar depois da cirurgia corretiva?
Verdade. Se a cirurgia for feita ainda na fase de crescimento, o globo ocular pode continuar crescendo e a pessoa voltar a ter miopia.
Ler dentro do ônibus descola a retina?
Verdade. Por causa do balanço, existe o risco de descolar a retina principalmente em míopes. Em avião não tem problema.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário