terça-feira, 17 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Saiba quais são as doenças que mais atacam os homens

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba quais são as doenças que mais atacam os homens:

Foto: Corbis Images
Infarte, derrame, doenças mentais e câncer, principalmente o de pulmão, são doenças que costumam atacar mais os homens do que as mulheres. Além disso, eles também sofrem mais com colesterol alto e pressão alta. Por isso, os homens precisam de atenção especial na hora de cuidar da saúde. O Ministério da Saúde recomenda que a partir dos 20 anos os homens comecem a medir periodicamente a glicose para verificar o nível de açúcar no sangue, e assim evitar o diabetes. Exames de pressão arterial, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis também devem ser feitos a partir dos 20 anos. Já aos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda que os homens que têm histórico de câncer na família façam exame de próstata.
O coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, conta que os homens são mais resistentes na hora de cuidar da saúde por que eles têm dificuldade de dizer o que sentem. Chakora explica a importância de se cuidar. “Os homens, que de alguma maneira cuidam da sua saúde, podem preservar o seu bem mais precioso mantendo-se saudável durante todo o ciclo de vida. Um homem que está saudável, que está sempre nutrindo e gerando a vida, nunca lesa e destrói. Esse é o conceito mestre que a gente tem buscado trabalhar, que um homem que se cuida pode se preservar saudável durante toda sua vida.”
O engenheiro civil Pedro Fridman, de 47 anos, faz exames regularmente e explica o porquê da preocupação com a saúde. “A preocupação maior é com relação a como vai ser a nossa idade mais avançada, a velhice. Então a gente tem que cuidar a partir de agora.”
De acordo com Chakora, fazer exercícios físicos, não fumar, beber moderadamente e ter uma alimentação saudável reduz consideravelmente os riscos de desenvolver doenças que vão prejudicar a saúde.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário