sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lavar bem as verduras e não comer carne mal passada ou crua pode evitar a toxoplasmose

 http://www.blog.saude.gov.br/
Lavar bem as verduras e não comer carne mal passada ou crua pode evitar a toxoplasmose:

Foto: Corbis Images
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário que é encontrado nas fezes de gatos. A pessoa pode contrair a doença comendo alimentos contaminados, como verduras mal lavadas e carne crua ou mal passada. Esses alimentos abrigam os ovos do Toxoplasma, porque de alguma forma tiveram contato com fezes de gato ou com material contaminado. Em muitos casos a doença pode não ter sintomas, mas, em outros pode causar febre alta, cansaço, manchas e dores pelo corpo.
De acordo com o infectologista do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Breno Riegel não há necessidade de tratamento, pois os sintomas passam naturalmente. Mas a toxoplasmose se torna grave quando ela é adquirida pela primeira vez por uma grávida, como explica o infectologista. “Uma gestante, que nunca teve toxoplasmose que adquire naquela gravidez, a chance de um problema para o feto é enorme. No primeiro trimestre leva ao abortamento na certa. No último trimestre, praticamente todas as crianças vão nascer com toxoplasmose congênita. Por outro lado, a próxima gravidez não vai ter problema, isso é, se ela já teve toxoplasmose antes da gravidez, ela não prejudica mais nenhuma outra gravidez dali em diante. A mulher fica imune.”
A jornalista Raquel Madeira não tinha o protozoário quando engravidou pela primeira vez. Como não tinha contato com gatos, precisou redobrar a atenção. “Eu estava morando em uma casa na época e eu passei a gravidez inteira sem nem chegar no quintal porque apesar da gente também não ter bicho em casa, sempre tinham os gatos do vizinho que passavam por ali e a gente ficava com medo. Mas acabou que eu não peguei toxoplasmose e minhas filhas estão ai, lindas e saudáveis.”
O infectologista Breno Riegel recomenda que as mulheres que desejam engravidar, façam exame para saber se tem ou não o protozoário da toxoplasmose no organismo antes da gestação. Caso não tenham, é preciso evitar o contato com gatos ou outros felinos e não comer carne crua ou mal passada e verduras fora de casa.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário