quarta-feira, 11 de julho de 2012

UNIDADES PROMOTORAS DA SAÚDE

 http://elosdasaude.wordpress.com/
UNIDADES PROMOTORAS DA SAÚDE:
A última quinta-feira, 5 de julho, foi um dia especial para a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). Depois de passarem um processo de visitas técnicas e avaliaçõesCentros Municipais de Saúde e Clínicas da Família foram certificados como Unidades Promotoras de Saúde, pelo desenvolvimento de ações em prol da saúde e da qualidade de vida dos cariocas.

Profissionais e gestores do SUS comemoram a certificação das Unidades Promotoras da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro
As Unidades Promotoras da Saúde foram certificadas em cinco categorias – Parceiras do Rio Sem Preconceito, Parceiras do Pai, Amigas da Nutrição e Alimentação Saudável, Cariocas Ativas e Livres do Tabaco – por sua atuação para promoção da equidade, valorização da paternidade, incentivo à alimentação saudável, à prática de exercícios e pelo apoio à cessação do tabagismo.
Durante a cerimônia de certificação, a superintendente de Promoção da Saúde, Márcia Torres, parabenizou o compromisso de profissionais e gestores com a qualidade de vida dos usuários do SUS.
“As unidades de saúde contempladas com essas certificações representam o padrão ouro da saúde pública da cidade do Rio de Janeiro. É uma vitória perceber que as ações de promoção da saúde estão fazendo a diferença nesses territórios. E quero aproveitar esse momento de festa para lançar um desafio: certificar, até o final do ano, as unidades que desenvolvem ações relacionadas à brincação”, afirmou Márcia.


A equipe do CMS Professor Masao Goto, certificado como Unidade de Saúde Parceira do Pai
Antes da entrega dos certificados, as coordenadoras das áreas temáticas da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ apresentaram os critérios para avaliação das unidades de saúde e os cenários que encontraram durante o trabalho. Para a coordenadora de Educação e Saúde, Louise Silva, a certificação das Unidades de Saúde Parceiras do Rio Sem Preconceito é um marco no enfrentamento das iniquidades étnico-raciais e do racismo institucional.
“Neste processo, foi possível instrumentalizar, sensibilizar e capacitar profissionais de saúde e gestores para preenchimento do quesito raça/cor, o que é fundamental para um atendimento de qualidade”, destacou Louise.
Um dos critérios para certificação das Unidades de Saúde Parceiras do Rio Sem Preconceito foi o cumprimento das metas relativas a implantação do quesito raça/cor, redução da mortalidade de mães e crianças negras (pretas e pardas), acompanhamento de 100% dos adultos com anemia falciforme, enfrentamento das iniquidades e redução da morbidade e mortalidade por tuberculose, HIV/Aids, sífilis, violência e acidades entre a população negra (pretos e pardos).
A certificação das Unidades de Saúde Parceiras do Pai teve como base o cumprimento das recomendações da cartilha sobre o tema (clique aqui para baixar o pdf). Acoordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais, Viviane Manso Castello Branco, destacou a importância do envolvimento do pai no cuidado com seus filhos no contexto dos determinantes sociais da saúde e convidou todos a integrarem a mobilização pelo Mês de Valorização da Paternidade, comemorado em agosto.
“Esse reconhecimento chega em um momento especial, no ano em que o Comitê Vida, grupo intersetorial tradicionalmente envolvido com as questões relativas à paternidade, completa uma década de atuação. Uma das ações de nosso grupo é a realização do Mês de Valorização da Paternidade, que este ano enfatiza os benefícios da participação do pai durante a amamentação”, ressaltou Viviane.
Para apresentar os resultados da certificação das Unidades de Saúde Amigas da Nutrição e Alimentação Saudável, a coordenadora do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), Fátima Cavalcante, convidou a nutricionista Geila Felipe, que visitou os centros de saúde candidatos. “Foi muito gratificante constatar que ações de promoção da alimentação saudável fazem parte da rotina de muitas unidades de saúde cariocas”, apontou Geila.
Dentre as experiências exitosas que pôde conhecer durante o processo de avaliação das unidades de saúde, Geila destaca a implementação de hortas na Clínica da Família Rodrigo Roig, o apoio matricial de nutricionista no NASF da Clínica da Família Bibi Vogel e a vigilância nutricional realizada nas Policlínicas Carlos Alberto Nascimento e Rodolpho Rocco.
A promoção da atividade física nos territórios também foi um critério para o reconhecimento das Unidades de Saúde Promotoras da Saúde. Para a coordenadora da Assessoria de Atividade Física da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Junia Cardoso, a certificação das Unidades de Saúde Cariocas Ativas é importante porque ajuda a difundir a noção de que a unidade de saúde não é um espaço somente para tratar doenças, mas para promover a saúde.
Junia ressaltou que é importante inserir a prática de atividade física como uma ação regular de promoção da saúde, mesmo nas unidades em que os equipamentos ainda não foram instalados. “Não é preciso que as unidades aguardem a instalação dos equipamentos para iniciar o trabalho. Atividades simples, como as caminhadas, são simples, não geram custos e podem ser desenvolvidas em todo o território”, informou.
Por fim, as Unidades de Saúde Livres do Tabaco foram certificadas após a apresentação da coordenadora da Assessoria de Controle do Tabagismo da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Ana Helena, que destacou a criatividade dos profissionais envolvidos nas ações para prevenção e cessação do tabagismo.
“Foi surpreendente conhecer as soluções encontradas pelos profissionais para envolver os usuários das unidades nos grupos de apoio e acompanhamento para cessação do tabagismo. São peças de teatro, sessões de vídeo e debate, cafés da manhã e da tarde que ajudam quem passa pelo difícil processo de parar de fumar”, contou Ana Helena.
>> Saiba mais sobre a Superintendência de Promoção da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário