sexta-feira, 10 de agosto de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 11 a 17 de agosto

 http://elosdasaude.wordpress.com/
 
MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Domingo, 12 de agosto, é Dia dos Pais! Integrando o Mês de Valorização da Paternidade, diversas unidades de saúde, escolas, complexos esportivos, comunidades e outros espaços de promoção da saúde desenvolvem atividades em torno do tema. O objetivo é incentivar a participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos desde a gestação e chamar atenção para importância do envolvimento paterno na amamentação. Neste sábado, véspera do Dia dos Pais, o CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, receberá as famílias que comparecerem à unidade com um belo café da manhã, seguido de programação lúdica pensada especialmente para pais e filhos. Durante toda a semana, a equipe de saúde do CMS Alberto Borgerth lançará mão dos postais da saúde para discutir a importância do envolvimento dos pais no cuidado com os filhos, nos diferentes ciclos de vida. A atividade será realizada nas salas de espera das clínicas médica, de ginecologia, pediatria, dermatologia e do grupo de planejamento familiar. Na terça-feira, dia 14, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, promove a palestra “O pai na gestação”, de 14h às 16h, durante o Curso de Gestantes e Casais Grávidos. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Para participar, envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com.
 
PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012
Estão abertas até 13 de agosto, segunda-feira, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2012. Com o tema “Inovação tecnológica na saúde”, o concurso contemplará bolsistas de iniciação científica, estudantes universitários, jovens pesquisadores e grupos de pesquisadores com prêmios que variam de 2 mil a 10 mil dólares. Os trabalhos devem englobar a região do Mercosul e se relacionar a prevenção, tratamento, desenvolvimento de vacinas, diagnósticos, medidas sanitárias e novas tecnologias biomédicas e farmacêuticas para: doenças de caráter infeccioso; encefalites; doenças endêmicas agudas e crônicas; doenças crônico-degenerativas e imunológicas; doenças neurológicas; doenças crônicas não transmissíveis.
 
CIDADES, FUTUROS POSSÍVEIS
A construção de contextos urbanos mais integrados e democráticos e saudáveis está em debate esta semana, durante o III Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de agosto, na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da percepção de que a complexidade dos dilemas da cidade exige uma abordagem que integre múltiplos saberes e perspectivas, a proposta é promover um diálogo aberto entre interlocutores de diversas instituições e áreas de atuação e representantes de diferentes universos socioculturais, políticos e econômicos, reunindo o pensamento teórico ao conhecimento advindo da prática e da experiência empírica. A programação é composta por quatro palestras: “As villas miseria (favelas) no cinema argentino: um elefante oculto atrás de um vidro”; “Morar na cidade: convívio social e racionalidade urbanística”; “Geopolíticas da cidade”; e “Sustentabilidade e estilos de vida”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email seminario.cidades@gmail.com.  A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2540.5893.

 
MANEJO DE TUBERCULOSE
O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chegas (Ipec/Fiocruz) recebe até sexta-feira, 17 de agosto, inscrições para o III Curso Internacional de Atualização Multidisciplinar no Manejo de Tuberculose, a ser realizado de 04 a 27 de setembro. O curso tem carga horária total de 48 horas e as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, de 9h às 16h30. Podem se inscrever profissionais de saúde de nível superior que atuam ou desejam atuar na assistência ou controle da tuberculose. O objetivo da iniciativa é atualizar a equipe multidisciplinar no manejo da tuberculose, com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle da tuberculose no Brasil e em países africanos de língua oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné‐Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário