sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Saiba como evitar que o bico do seio fique rachado durante amamentação

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A amamentação é essencial para fortalecer o laço entre mãe e filho. Só que muitas mulheres desistem de amamentar quando aparecem rachaduras no bico do seio. O problema pode até mesmo provocar inflamação. Mas se a mãe estiver amamentando de forma correta, nunca sentirá dor. O bico do seio só fica dolorido e machucado quando a boca do bebê está mal encaixada no peito da mãe.
A jornalista Fernanda Afonso, por exemplo, teve rachaduras nos bicos dos seios logo nos primeiros dias da amamentação porque não foi bem orientada: ”Quando o meu filho nasceu, eu tive rachadura no meu seio porque ninguém me orientou como eu tinha que fazer, como tinha que ser a pegada dele, e acabou que ele machucou. Então eu fiquei toda debilitada e ai com isso eu tive que usar aquele bico de silicone porque saia muito sangue quando ele pegava no bico do meu peito”.
Foto: Corbis Images
Para evitar a rachadura durante a amamentação, basta observar se a criança está colocando toda a boca na aréola, o círculo que fica em volta da ponta do seio. Se o bebê estiver sugando apenas o bico, a mãe deve interromper a amamentação e começar novamente.
Outra forma simples de evitar que o seio fique machucado é tomar sol nas mamas, conforme explica o coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha. ”Quando a gente toma sol na pele, a pele fica mais grossa, então a mulher que toma sol nas mamas, no bico do peito, deixa o bico com a pele mais grossa, com melhores condições, por exemplo, de evitar rachaduras.”
O Sistema Único de Saúde tem profissionais capacitados para oferecer, por meio do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, assistência à mulher que amamenta.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário