segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alimentação balanceada da mãe auxilia a amamentação

 http://www.blog.saude.gov.br/
Alimentação balanceada da mãe auxilia a amamentação:
Após a alegria da chegada do bebê, muitas mães começam a ficar preocupadas com o peso, especificamente, em perder os quilos a mais que ganharam durante a gravidez. Mas até que ponto isso é saudável? Até o momento em que a alimentação da mãe não prejudica a saúde do bebê. Isso porque o leite materno é o primeiro contato da criança com os alimentos.
A alimentação da mãe precisa ser balanceada. “Quanto mais variada for a alimentação da mãe, um aporte maior de nutrientes vai ser oferecida à criança. E quanto maior a variação, melhor, porque quando a criança for começar a comer aos seis meses, já vai ter um contato prévio dos alimentos que ela recebeu via leite materno”, explica a nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Gisele Bortolini.
E qual seria o melhor cardápio sugerido para as mamães? Uma alimentação que inclui almoço e jantar, com arroz, feijão e carne; e lanches com frutas e verduras, excluindo todos os outros alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. “Estes alimentos não são recomendados nem para um adulto normal, muito menos para uma gestante, porque se a mãe tiver uma alimentação que não é saudável, o bebê vai ser exposto precocemente a alimentos não saudáveis, favorecendo a preferência da criança por esses alimentos que a mãe come. É importante também que a mãe beba muita água”, destaca Gisele.

Foto: Corbis Images
A nutricionista ressalta, ainda, que a mulher precisa perceber que está em um momento em que precisa produzir leite e que a melhor forma para manter uma boa quantidade de leite é tendo uma alimentação saudável. E alerta: “Não há nenhum alimento que estimula a produção do leite. É um mito dizer que canjica e cerveja preta ajudam a produzir mais leite. É importante que a mãe beba muita água e que a alimentação seja muito saudável, com ingestão de frutas, legumes e verduras, e as refeições principais sejam compostas de arroz, feijão, carne, verduras”.
Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, a mãe também tem que ficar atenta a alimentos como refrigerantes, chocolates, cafeínas e temperos fortes, porque isso pode resultar em cólicas no bebê. “Muitas vezes a mulher sai do hospital restrita a consumir inúmeros alimentos. É como se ela pudesse comer só frango e arroz. E não é essa a proposta. A orientação é que a mãe evite excesso de café e chocolate logo após ter ganhado o bebê. Não que ela não possa tomar um cafezinho de manhã com leite. Ela só não vai exagerar durante o dia tomando um copo grande, porque tudo o que a mulher consome vai passar por meio do seu leite para seu bebê.”, explica a coordenadora.
A Rede Cegonha oferece orientações sobre todos os cuidados necessários para a mulher e seu bebê. A mamãe que quiser sugestões sobre como se alimentar, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que conta com equipes capacitadas para ajudá-la.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário