segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais

Fonte: PCRJ - SMSDC

Hospital Barata Ribeiro conta com setor especializado há 20 anos

20/08/2012  » Autor: Fabio Fernandes / Fotos: Pedro Curi

Quem tem um familiar com deficiência mental ou neurológica grave sabe bem como é importante ter um atendimento médico que respeite as limitações inerentes à deficiência desse indivíduo. No campo da odontologia, na cidade do Rio de Janeiro, essas pessoas encontram no Hospital Barata Ribeiro, um setor especializado, com um serviço que existe há 20 anos. Por dia, são atendidos cerca de 25 pacientes com deficiências graves, como por exemplo paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras.

A doutora Andrea Vecchiate chefia uma equipe especializada no tratamento dentário em pacientes com problemas neurológicos e psiquiátricos, que conta também com uma técnica de saúde bucal e quatro dentistas, sendo dois no ambulatório e dois no centro cirúrgico. As consultas são realizadas no ambulatório, nos procedimentos mais rotineiros e simples, ou no centro cirúrgico, com o auxílio de sedação, em casos extremos. Ela explica que um dos fatores mais importantes é o atendimento preventivo realizado pela equipe, pois a maioria dos atendidos não deixa seus cuidadores fazer uma boa higiene bucal.

Foto: Pedro Curi 


Foto:Pedro Curi
Ela conta ainda que antes de chegar ao Hospital Barata Ribeiro buscou atendimento para o filho em outros locais, mas não encontrou.

- Eu já tinha procurado atendimento para ele em diversos lugares, até mesmo particulares, mas não encontrei nenhuma equipe profissional com esse carinho, essa dedicação que temos aqui.

O serviço de Odontologia para pacientes com necessidades especiais funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O Hospital Municipal Barata Ribeiro fica na Rua Visconde de Niterói nº 1.450, próximo à quadra da Mangueira. Para marcar a primeira avaliação é preciso se dirigir ao Serviço Social da unidade, levando um documento do futuro usuário e de seu responsável, além de comprovante de residência. Mais informações pelos telefones: 2284-1867 e 2212-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário