segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Praticar exercícios pode melhorar o sono

 http://www.blog.saude.gov.br/
Praticar exercícios pode melhorar o sono:

Foto: Image Source/Corbis
Uma pesquisa desenvolvida por uma universidade nos Estados Unidos verificou que a pessoa que não faz atividade física pode dormir mal. A pesquisa mostra que quem pratica exercícios físicos regularmente consegue dormir melhor e se sentem mais dispostas durante o dia do que aqueles que não fazem. A auxiliar de serviços gerais, Maria de Lourdes Pereira, fez exercícios físicos durante três meses, mas teve que parar por causa de uma tendinite. Ela conta que durante o período que fez exercícios estava dormindo bem melhor. ”Ás vezes me dava insônia, eu não dormia e eu me sentia muito mal mesmo, acordava várias vezes. Depois que eu voltei a fazer a caminhada para mim melhorou tudo, o meu peso diminuiu, meu trabalho desenvolveu mais e, à noite eu dormia bem.”
O especialista em medicina do sono do Hospital Federal da Lagoa no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde, Lucas Lemes recomenda fazer exercícios físicos durante o dia para que os hormônios liberados na prática não prejudique o sono. ”Pela manhã de preferência porque se for à noite, tende a atrapalhar um pouquinho a qualidade do sono, a gente libera muitos hormônios e substâncias durante a atividade física e quando ela é feita pela manhã é mais recomendável. Tem gente que faz à noite, mas isso pode atrapalhar uma boa noite de sono. A gente limita até às sete ou oito horas da noite a atividade física.”
A atividade física é apenas um dos hábitos que levam a pessoa a dormir melhor. Mas quem segue todas as recomendações para dormir bem e não consegue deve procurar um médico para investigar o problema. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para pessoas que têm problemas para dormir.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário