terça-feira, 28 de agosto de 2012

Exercícios ajudam a reduzir obesidade, desânimo e sedentarismo

 http://www.blog.saude.gov.br/
Exercícios ajudam a reduzir obesidade, desânimo e sedentarismo:

Foto: Erik Isakson/Tetra Images/Corbis
Atividades físicas orientadas estão diminuindo casos de obesidade, desânimo e sedentarismo no município de Três Passos, no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família ligado ao Ministério da Saúde. Orientadores físicos promovem atividades físicas por equipes com intuito de fortalecer um estimular a vida saudável, além de auxiliar pacientes com dores musculares, na coluna e que tenham má postura. Atualmente o núcleo atende por semana cerca de 120 pessoas com mais de 40 anos. Elas têm orientação e avaliação física e praticam ginástica localizada, caminhada, alongamento e ginástica aeróbica, com movimentos que trabalham as pernas e braços.
A orientadora física do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município de Três Passos, Cleni de Lurdes Silveira, diz que a população já sente os benefícios das atividades no dia a dia. ”Em primeiro lugar é qualidade de vida. Diminuição de peso, obesidade o sedentarismo diminuiu bastante. E isso foi o que proporcionou a eles um ótimo resultado. E através disso que eles estão firmes nessas atividades. Eles mesmos relatam para a gente: ‘ não paro porque a minha vida estar melhor, eu durmo melhor’. O ânimo das pessoas é outro, o stress, tudo do dia a dia. As pessoas sentem muita ansiedade, nervosismo. Isso tudo eles repassam para a gente que isso tudo acaba”.
Cleni lembra ainda que antes de iniciar as atividades físicas as pessoas recebem orientação nutricional. Segundo ela, não adianta fazer exercícios sem se alimentar bem
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário