quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FIQUE LIGADO - Só o dentista pode dizer se siso precisa ser extraído

 http://www.blog.saude.gov.br/
Só o dentista pode dizer se siso precisa ser extraído:

Foto: Corbis Images
Popularmente conhecido como dente do juízo, o siso é o último dente permanente a nascer. É o terceiro molar e geralmente nasce por volta dos 14 anos, segundo a dentista especializada em cirurgia buco facial do Grupo Hospitalar Conceição, Carla Soviero. A dentista explica que, em muitos casos, o siso não aparece na boca e somente por meio de uma radiografia é que se pode ver a posição em que está o dente.
A especialista informa quando os sisos devem ser extraídos: ”Quando ele não está em função mastigatória adequada, quando ele está fora do eixo, quando ele está parcialmente dentro da boca e parcialmente ele está incluso. Quando o ortodontista sugerir que ele deve ser removido porque os outros dentes estão ficando tortinhos pelo nascimento do siso.”
A dentista diz que quando uma parte do dente estiver aparecendo na boca é importante retirá-lo logo, porque a pessoa terá dificuldades para escová-lo e isso pode causar gengivite e até infecção. Carla Soviero lembra que a cirurgia só pode ser feita por um profissional habilitado: ”A cirurgia do siso vai depender da posição que ele está dentro da boca. É uma cirurgia que quem deve fazê-la é o cirurgião buco-maxilo-facial que é o especialista em procedimentos cirúrgicos da cavidade bucal.”
A administradora de empresas, Marina Fabiano, extraiu os quatro sisos aos 17 anos. O dentista dela informou que seria melhor tirá-los antes mesmo que nascessem para evitar problemas depois: ”Ele disse que tinham quatro que era melhor eu tirar logo antes deles nascerem e entortar os outros porque a hora que começa a nascer pode entortar os que já estavam retos, eu já tinha usado aparelho então poderia entortar por não ter espaço suficiente.”
A dentista Carla Soviero diz que é importante visitar o dentista com frequência porque só ele poderá avaliar cada caso.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário