quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Saúde mental: Manual vai auxiliar profissionais de saúde no tratamento de DST e aids

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde mental: Manual vai auxiliar profissionais de saúde no tratamento de DST e aids:

Foto: Luís Oliveira / Ascom-MS
Foi lançado ontem (29), nos Congressos Brasileiros e Latino Americanos e do Caribe de Prevenção e Fóruns em HIV/aids, DST e hepatites virais, que acontecem em São Paulo, o manual de Atenção em Saúde Mental nos Serviços Especializados em DST/Aids. A publicação foi elaborada pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo orientar os profissionais de saúde que atendem pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, HIV e aids. A ideia é focar no tratamento psicológico desses pacientes.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o livro vai ajudar a oferecer um tratamento completo a quem busca auxílio nos serviços de saúde. ”O manual vem contribuir com essa visão que nós temos que a pessoa que vive com HIV/aids ela precisa receber um tratamento integral que olhe todos os aspectos da condição que ela tem, não só em relação ao tratamento do vírus com os antirretrovirais, mas também às outras dimensões, as outras necessidades que essa pessoa tem. Uma delas está relacionada com todo o problema do sofrimento, da angústia, que muitas vezes acompanha a condição de viver com HIV/Aids. Por isso, esse manual em Atenção em Saúde Mental nos Serviços Especializados é exatamente para orientar os profissionais de como abordar essa pessoa que vive com HIV/aids e que está sob tratamento para que ela tenha atenuado, que ela tenha mais conforto psicológico, que ela sofra menos e que ela consiga viver com mais qualidade à sua vida”.
Jarbas Barbosa lembra que um dos primeiros desafios do profissional de saúde que atende pessoas com HIV/aids é tentar criar uma relação acolhedora e de confiança. ”Além do conhecimento técnico, que é importante, sobre o vírus, sobre os antirretrovirais, sob a condição clínica, eu creio que desenvolver uma relação, uma conexão com aquela pessoa, ajuda muito na confiança que precisa ser estabelecida entre o paciente e o médico, entre o paciente e o enfermeiro, entre o paciente e a equipe de saúde que o está atendendo, de maneira que se crie esse lanço de confiança, de respeito, e que se sinta acolhida”.
O manual de Atenção em Saúde Mental nos Serviços Especializados em DST/Aids pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde no endereço: http://bit.ly/NCCOz8.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário