segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Homens devem ficar atentos aos exames preventivos do câncer de próstata

 http://www.blog.saude.gov.br/
Homens devem ficar atentos aos exames preventivos do câncer de próstata:

Foto: Corbis Images
O preconceito ainda é o maior inimigo dos homens quando o assunto é o exame da próstata. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que fica abaixo da bexiga. Ela produz parte do sêmen. O câncer de próstata é silencioso e só começa a apresentar sintomas quando já está em um estágio avançado. Por isso, os médicos recomendam exames regulares de prevenção para os homens com mais de 45 anos. O principal deles é o toque retal seguido de exame de sangue.
O advogado André Carlos Oliveira não tem preconceito e faz anualmente o exame de prevenção. ”Eu já fiz três vezes, uma com toque e as outras duas eu fiz com exame de sangue. Eu não tenho preconceito nenhum e aconselho a todos os homens a partir dos 40 anos a fazerem o exame. O primeiro sendo o de toque e os demais com o exame de sangue”.
O chefe do serviço de urologia do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Tomás Accioly, explica o que acontece com a pessoa quando o câncer de próstata já está avançado. ”Pode urinar sangue, pode obstruir a passagem da urina, vai dar metástase óssea, vai ter dores horríveis no corpo. E vai avançando e a pessoa morre no estado de caquequicia uma morte muito lenta, porque tumor de próstata ele vem crescendo progressivamente. A qualidade de vida da pessoa vai cair próximo de zero. Então, acho que para evitar esse tipo de sofrimento todo que vai ter passar é preferível fazer um exame simples de próstata”.
O Ministério da Saúde repassa dinheiro para as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos municípios e estados. O dinheiro vai para o monitoramento da doença, material de propaganda para conscientização das pessoas, capacitação de profissionais do SUS e a implantação do pré-natal masculino.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário