quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ATENÇÃO - Esfregar as mãos nos olhos pode trazer problemas de visão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Esfregar as mãos nos olhos pode trazer problemas de visão:

Foto: Corbis Images
Nesta época de seca em boa parte do país, muitas pessoas sentem nos olhos as consequências da umidade baixa. Olhos vermelhos, coceira e queimação são alguns dos sintomas da chamada síndrome do olho seco. Coçar e esfregar as mãos nos olhos pode até parecer que alivia, mas há o risco de provocar lesões e infecções.
É o que explica o oftalmologista do Hospital Federal do Bonsucesso no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, André Luiz Portes. ”Nessa época mais seca ou de exposição maior ao ressecamento qualquer contato seu no olho pode lesar essa superfície e vira uma porta de entrada para infecções, seja por conjuntivite ou até por lesões de córnea mais sérias, ceratite. Quanto mais você coça o olho, mais você desencadeia o processo de coçar mais ainda. Vira uma bola de neve. Ai você passa a ter alterações inflamatórias decorrentes disso também.”
A pedagoga Ligna Gomes teve problemas nos olhos quando trabalhou com arquivos antigos e cheios de poeira. ”Eu trabalhava no arquivo e não fazia uso de luva. Aí ficava manuseando processo antigo, papel velho e passei a mão no olho por mais de uma semana. Aí inflamou o olho, ficou bastante inflamado, lacrimejando, remelava muito no canto e ficou muito vermelho. Lavei com soro fisiológico e foi melhorando.”
O oftalmologista André Luiz Portes diz que a Síndrome do olho seco pode ter consequências sérias. ”Pode ocorrer infecções sérias, tendo que internar para fazer uso de antibiótico de hora em hora. Pode ter risco de cicatriz na córnea, e aí a pessoa pode perder a visão, e até precisar de um transplante de córnea. Uma outra coisa que não tem uma comprovação específica ainda mas que está muito associado é a alteração do grau, astigmatismo. Quanto mais a pessoa coça o olho, há uma tendência de variar o grau dela e a indução do astigmatismo que é um erro de refração, um erro para o óculos.”
O oftalmologista André Portes recomenda que em casos de coceira e ardência nos olhos procurar um especialista e utilizar o soro fisiológico gelado para amenizar os sintomas.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário