quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Sobre a vacina contra catapora

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Sobre a vacina contra catapora:


A vacina contra catapora, ou varicela, é preparada a partir de vírus vivos atenuados (cepa Oka) cultivados em células embrionárias e em fibroblastos humanos. É a única disponível no mercado, tendo sido testada em vários países. É liofilizada, de aplicação pela via subcutânea, em dose única de 0,5 ml.

Indicações

Quem deve tomar vacina contra catapora

A vacina contra catapora é indicada para todas as crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos de idade, em dose única de 0,5 ml.
As crianças com leucemia só devem ser vacinadas após um ano de remissão da doença e com linfócitos periféricos acima de 700 células/mm³. Neste caso estão indicadas duas doses da vacina com intervalo mínimo de 3 meses entre elas.
Nas crianças em uso de corticosteróides, estes devem ser suspensos durante as duas semanas após a vacinação. O acompanhamento deve ser próximo e se estas desenvolverem até 50 lesões de pele deve-se administrar imediatamente aciclovir oral na dose de 900 mg/m²/dose/4x ao dia. Se desenvolverem mais de 200 lesões de pele administrar aciclovir intravenoso na dose de 1500mg/m²/dia.
Nefrose e asma não contra-indicam a vacinação.
Sobre a vacina contra catapora

Vacina contra varicela em adultos

Para a vacinação dos indivíduos adultos deve-se considerar duas situações:
• Adultos soronegativos para anticorpos contra a varicela: neste caso administrar duas doses da vacina com intervalo de 4 a 8 semanas entre elas.
• Adultos soropositivos para anticorpos contra a varicela: em cerca de 75 a 85% dos casos há aumento do nível de anticorpos. Não existe consenso ainda se deve-se vacinar todos os adultos independentemente dos níveis de anticorpos.

Contra-indicações

• crianças imunocomprometidas: imunodeficiência adquirida (HIV) ou congênita
• uso de prednisona em doses acima de 2 mg/kg/dia
• transfusão de sangue, plasma ou gamaglobulina hiperimune (deve-se adiar a vacinação por três meses)
• gravidez (deve ser evitada durante um mês após a vacina)
• discrasias sangüíneas (leucemia, linfoma, neoplasias malignas da medula óssea e sistema linfático)

Precauções

Como precaução, deve se evitar o uso de ácido acetil salicílico, pois existe relação entre este fármaco, a varicela e a síndrome de Reye. Assim, deve-se evitar o uso deste medicamento durante 6 semanas após a vacinação.
Durante este período (6 semanas) os vacinados devem evitar o contato com doentes imunodeprimidos, gestantes e recém-nascidos de mães sem história prévia de varicela.

Reações vacinais

Esta vacina pode ser administrada em concomitância com outras vacinas inativadas e com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com bons resultados.
As reações colaterais são erupção cutânea semelhante à varicela (em geral menos de 50 lesões), febre e reações passageiras.

Eficácia

A taxa de soroconversão é de 96% a 98% e a imunidade parece ser duradoura, em torno de 10 anos.

Leia também:

Catapora
Como preparar o permanganato de potássio
Fonte: Pediatria Brasil / Vacinas.org
Foto: Beltina.org
Última atualização: 13/09/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário