segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Bombeiro Amigo do Peito auxilia mães cariocas no processo de amamentação

 http://www.blog.saude.gov.br/
Bombeiro Amigo do Peito auxilia mães cariocas no processo de amamentação:

Foto: Divulgação
Durante os seis primeiros meses de vida, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação do bebê. Por meio dele, as crianças ficam têm menos riscos de sofrer doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarreias, problemas que podem levar a internações e até à morte. O bebê amamentado corretamente terá, também, menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Além disso, o momento da amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
Porém, em alguns casos, a mãe não consegue oferecer o alimento à criança devido a rachaduras no bico dos seios ou ao leite que ficou empedrado. Para auxiliar as lactantes no processo de amamentação, existe em Volta Redonda (RJ), no Hospital São João Batista, o projeto Bombeiro Amigo do Peito. O objetivo do programa é ajudar as mulheres que não estão conseguindo amamentar e incentivar a doação de leite materno.
“Este programa já acontece no Rio de Janeiro (no Instituto Fernandes Figueira) e nós trabalhamos com a instrução e doação de leite humano. O trabalho é feito com as mães que já amamentam, têm leite em excesso e podem doar. Aí a gente faz a capacitação na própria casa da doadora”, explica a cabo Alessandra Sabino do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e participante do projeto.
Composta por uma coordenadora regional, a capitã Alinhe Cunha, quatro cabos que trabalham na parte efetiva do programa e um motorista, a equipe do Bombeiro Amigo do Peito funciona das 8h às 16h. Para receber o auxílio basta entrar em contato com o projeto. Quem reside em Volta Redonda pode ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo número 0800-282-0092. Demais chamadas podem ser feitas para o telefone (24) 3348-9954.
Segundo a cabo Alessandra Sabino, a mãe precisa cumprir alguns requisitos para se tornar uma doadora de leite. Afinal, o leito doado será repassado a crianças da UTI neonatal do Hospital São João Batista, que são prematuras ou não conseguem se alimentar direito no seio materno. “Esta mãe tem que ser saudável, deve ter feito o pré-natal e ter os exames de rotina do pré-natal negativados. Depois de tudo certo, agendamos uma visita e vamos até à casa dessa mãe. Deixamos o material apropriado e esterilizado para a ordenha e explicamos como ela deve tirar e armazenar o leite. Uma vez por semana passamos para buscar”, conta a bombeira. Depois de recolhido na casa da doadora, o leite passa por um processo de análise e pasteurização para ser repassado com segurança.
Mãe de primeira viagem, Fabiana Rezende decidiu entrar em contato com a equipe do Bombeiro Amigo do Peito para aprender a ordenhar e guardar leite para a filha. Como produz bastante leite, decidiu doar para o projeto. Ela explica que a ação só trouxe benefícios. “Ia voltar a trabalhar e queria saber como armazenar leite para minha filha. Então liguei para o projeto e eles me questionaram se eu queria doar. Como sempre produzi muito leite, eu aceitei. Eles me explicaram para onde o leite ia e eu achei muito importante fazer a doação. Era uma coisa que ia me ajudar, porque quanto mais a gente tira mais a gente produz. E eu ainda adquiri a prática na ordenha”, ressalta a voluntária.
Benefícios da Amamentação – Além do contato mais íntimo entre a mãe e o bebê, a amamentação também oferece outros benefícios às lactantes, como redução de peso mais rápido após o parto, redução do risco de diabetes e câncer de mama, e se a amamentação for exclusiva, o ato pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.
Como tornar a amamentação mais tranquila e prazerosa – Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas.
Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos. A melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo. Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser. O leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
Na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor o seio. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportuni¬dade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.
  • Dificuldades na amamentação
Rachaduras no bico do seio - As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. Se o peito estiver muito cheio, tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Se não houver melhora, procure ajuda num serviço de saúde.
Seios empedrados - Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem os seios. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com frequência, sem horários fixos, inclusive à noite. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Se houver piora, procure ajuda num serviço de saúde.
Pouco leite - Para manter sempre uma boa quantidade de leite, amamente com frequência, deixando o bebê esvaziar bem o peito na mamada. Não precisa oferecer outro alimento (água, chá, suco ou leite). Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.
Leite fraco - Não existe leite fraco. Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco. Nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quando quer aconchego, quando têm cólicas ou sente algum desconforto. Sabendo disso, não deixe que ideias falsas atrapalhem a amamentação.
  • Rede Cegonha - A Rede Cegonha incentiva a prática do aleitamento materno desde o pré-natal, explicando a importância de amamentar. Ao sair da maternidade, a mulher também tem orientações sobre amamentação e é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde encontra uma equipe capacitada para acompanhá-la no processo do aleitamento.
  • Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário