segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MS investe em políticas para melhorar a vida de pessoas com deficiência

 http://www.blog.saude.gov.br/
MS investe em políticas para melhorar a vida de pessoas com deficiência:
O Ministério da Saúde está melhorando a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência, cujo dia nacional de luta foi comemorado na última sexta-feira, 21 de setembro. Um exemplo é o Plano Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criado no ano passado pelo Governo Federal. Feito em parceria com outros 15 ministérios, o plano vai investir, até 2014, quase oito bilhões de reais para melhorar a vida dessas pessoas. Um bilhão e meio de reais serão investidos na saúde.
A coordenadora da área de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, explica que o ministério está se preocupando não apenas com a saúde de quem tem alguma deficiência, mas também com a formação de quem cuida da saúde dessas pessoas. “Estamos com metas bastante ousadas. Estamos instituindo a rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência em todo País. É uma rede numa construção de linhas de cuidado que vão desde a atenção básica até a hospitalar para as pessoas com deficiência nas várias deficiências. Estamos construindo uma rede nova, expandindo uma rede para o Brasil inteiro com prioridade para o Norte e Nordeste que têm vazios assistenciais importantes. Mas também com uma meta bastante grande de qualificação dos serviços existentes. Muitas vezes, o que falta, é os profissionais de saúde estar um pouco mais preparados para poder acolher, atender essas pessoas de modo adequado, humanizado e seguro. Então a gente está promovendo amplas capacitações.”
O motorista José Vieira de 42 anos perdeu o movimento das pernas em um acidente com o caminhão que dirigia. Ele acredita que o deficiente físico hoje é mais ouvido que no passado. ”Hoje o deficiente está tendo mais chance, então para mim está bom. Porque eu estou fazendo fisioterapia, já estou me virando bem sozinho, faça bastante coisa, já dirijo meu carro, então para mim a vida continua normal.”
Assim como todo cidadão, as pessoas com deficiência podem procurar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) quando necessitarem de qualquer tipo de orientação, prevenção, cuidados ou assistência médica e odontológica.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário