sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Criança no banheiro: todo cuidado é pouco

http://www.pediatriabrasil.com.br/Criança no banheiro: todo cuidado é pouco:
A melhor e mais simples maneira de se evitar acidentes no banheiro é fazer com que este seja inacessível sem a companhia de um adulto.
Isto pode ser ser feito com a instalação de uma trava na porta em uma altura que a criança não alcance. Além disso, é preciso se certificar de que a fechadura possa ser aberta pelo lado de fora, caso a criança se tranque dentro do banheiro.

Prevenir ainda é o melhor remédio

Afogamento

As crianças podem se afogar em apenas alguns centímetros de água, por isso nunca deixe uma criança sozinha no banho, nem por um momento. Se a campainha ou o telefone não podem esperar, envolva a criança em uma toalha e leve-a junto com você.
Cadeiras de banho e bóias são feitos para serem auxiliares no banho e NÃO previnem do afogamento o bebê que é deixado sem vigilância. Nunca deixe água na banheira, quando esta não estiver em uso.
Prevenir ainda é o melhor remédio

Traumas

Existem tiras e apliques antiderrapantes que podem ser aplicadas no fundo da banheira. Se você ainda não tem a banheirinha, vale a pena pensar em comprar uma cujo piso já seja antiderrapante.
Outra potencial causa de acidentes é a torneira de água. É prudente utilizar algo que evite que o bebê machuque a cabecinha na torneira, caso realize algum movimento brusco.
Tenha também o hábito de fechar a tampa do vaso sanitário. Uma criança curiosa pode perder o equilíbrio, cair dentro e se machucar.

Queimaduras

Para evitar queimaduras, a temperatura da água deve ser de cerca de 37ºC, variando um pouco para mais ou para menos de acordo com a época do ano. Coloque primeiramente a água fria, e vá temperando com a água quente.
SEMPRE teste a temperatura da água ANTES de colocar o bebê no banho.
Existem termômetros próprios para testar a temperatura da água, mas com um pouquinho de prática dá para controlar manualmente.
Quando a criança tem idade suficiente para controlar as torneiras, ensine-a a abrir sempre a água fria antes da quente.

Intoxicações

Armazene todos os medicamentos e cosméticos em lugar alto e fora do alcance da criança, de preferência em um armário fechado. Lembre-se que até mesmo os frascos com tampa de segurança não são infalíveis. Portanto, não arrisque.

Choque elétrico

Se você utiliza aparelhos elétricos no banheiro, como secadores de cabelo e máquinas de barbear, não se esqueça de desligá-los e guardá-los em um armário com chave, quando não estão em uso. O melhor mesmo é usá-los em outro cômodo, onde não haja água.

Leia também:

Preparando o banho do bebê
É hora do banho
Balde de banho para recém-nascido
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: Stock.xchng, benedeki
Última atualização: 12/10/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário