sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ministério da Saúde reduz idade mínima para cirurgia bariátrica

 http://drauziovarella.com.br/
Ministério da Saúde reduz idade mínima para cirurgia bariátrica:

O Ministério da Saúde informou nessa quinta-feira (11/10/1988), Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, que vai reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no SUS.
A medida foi decidida após dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2009  apontarem aumento na taxa de obesidade entre adolescentes. Segundo o levantamento, 21,7% dos brasileiros entre dez e 19 anos estão com excesso de peso. Esse índice era bem menor em 1970, quando apenas 3,7% das pessoas nessa faixa etária eram obesas.
Além da cirurgia bariátrica, será oferecida também a cirurgia plástica reconstrutiva do abdômen, e o SUS deve incluir a intervenção para reparar esteticamente as costas e retirar excessos de pele.
Haverá reajuste nos valores  de cinco exames ambulatoriais pré-operatórios: endoscopia digestiva alta; ultrassonografia de abdômen total; ecocardiografia; ultrassonografia com doppler colorido de vasos e prova de função pulmonar completa com broncodilatador (espirometria).
Antes da cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos tem que passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, ele tem de fazer dieta, e somente se os resultados não forem positivos a cirurgia é recomendada.
Apenas  pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 40 podem ser submetidos à cirurgia, com exceção dos que sofrem de diabeteshipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade. Esses podem passar pelo procedimento com IMC entre 35 e 40.
O número de cirurgias bariátricas aumentou 200% no País em oito anos. Foram 1.773, em 2003 e 5.332 em 2011.  Nos três primeiros meses de 2012, já foram realizadas 1.286 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário