segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fiocruz promove Semana Mundial da Alimentação e reúne especialistas de todo Brasil

 http://www.blog.saude.gov.br/
Fiocruz promove Semana Mundial da Alimentação e reúne especialistas de todo Brasil:

Contaminação de alimentos por agrotóxicos, obesidade infantil, como fazer escolhas saudáveis são temas do evento| Foto:Lisa B./Corbis
Você está seguro com suas escolhas alimentares? Responder a esta pergunta não é simples. Hoje, um leque imenso de informações e de estratégias para orientar e induzir escolhas ditas saudáveis são divulgadas nos meios de comunicação e nas mídias sociais. Mas, o que, de fato, pauta nossas escolhas? Questões como estas serão debatidas durante a Semana Mundial de Alimentação, que será realizada na Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), entre 15 e 19 de outubro.
O evento, gratuito, faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e contará com a presença de especialistas de todo o Brasil. É voltado para profissionais das áreas da saúde, alimentação e nutrição, estudantes e comunidade em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fiocruz Brasília. Além de palestras, mesas redondas e debates, a programação prevê a realização de oficinas e dinâmicas corporais, como Yoga, Tai Chi, meditação ativa e dança de salão. As inscrições para as dinâmicas são limitadas.
A Semana será uma atividade de mobilização do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares, financiado pela FINEP, que tem por objetivo criar uma base de conhecimentos sobre hábitos alimentares na região Centro-Oeste por meio de pesquisa, comunicação e ensino e informação. O projeto, financiado com recursos do CNPq, é coordenado por Denise Oliveira e Silva, coordenadora do Palin, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Os processos de urbanização e industrialização resultaram em mudanças de hábitos em todo o mundo e também no Brasil. A pesquisa de consumo alimentar dos brasileiros, realizada em 2008/2009, mostra que 45% da população brasileira come fora de casa e que são ingeridos mais produtos processados, industrializados e enlatados, com alto teor de sódio, açúcar e aditivos. Junto com estas transformações, outros dilemas surgiram, tais como o medo de consumir verduras e legumes contaminados com agrotóxicos, com metais pesados e/ou outros.
No encontro, serão discutidos os conceitos de “food security” e “food safety”: o primeiro fala de segurança alimentar e o segundo de como orientar a população na escolha por alimentos seguros. Temas instigantes como o impacto da publicidade de alimentos e a obesidade infantil serão tratados em palestras e no documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido ela cineasta Estela Renner. Após as apresentações, serão realizados debates com público.
Como outras culturas, em especial a medicina tradicional chinesa, veem o alimento? Como anda a fiscalização sanitária e a qualidade dos alimentos no DF? O que revela o monitoramento nacional sobre o uso de agrotóxicos em alimentos? Qual o perfil de consumo alimentar dos brasileiros? Esses e outros assuntos farão parte do cardápio da Semana Mundial de Alimentação.
Confira a programação
Faça sua inscrição
(50 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Tai Chi
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Yoga
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Meditação Ativa
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Hatha Yoga
(50 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Dança de Salão “O Cabaret Saudável”
Semana Mundial de Alimentação
Data:
Entre 15 e 19 de outubro
Local: FIOCRUZ Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Gleba A, SC 4
Informações: (61) 3329-4508 | ascombrasilia@fiocruz.br | www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
Fonte: Fiocruz Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário