http://www.blog.saude.gov.br/
Into faz apelo aos voluntários para doarem sangue no Hemorio:
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) faz um apelo aos voluntários para ajudar a aumentar os estoques de sangue do Hemorio, que registrou o menor número de doações no mês de setembro, devido ao frio e às chuvas, afetando o abastecimento em vários hospitais do Rio de Janeiro.
Chefe da Unidade Transfusional do Into, a médica Fernanda Azevedo Silva informa que o hospital sentiu bastante essa queda. “Piorou muito no fim do mês porque recebemos uma quantidade bem menor. Necessitamos de 30 bolsas de sangue por dia, 150 por semana. Por isso, precisamos que todos colaborem de forma regular fazendo a doação no Hemorio direcionada ao Into”, disse.
Segundo informações do Hemorio, foram cerca de cinco mil doações no período, sendo que a média mensal fica em torno de oito mil. A população está sendo convocada a comparecer e doar sangue regularmente para evitar quedas nos estoques como esta. A unidade necessita de qualquer tipo sanguíneo, principalmente, os do tipo O, utilizados em situações emergenciais.
O Hemorio é responsável pela distribuição de sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as emergências, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, número 8, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue (0800 282 0708).
Para ser um candidato, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Jovens com 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
Fonte: Into
Nenhum comentário:
Postar um comentário